GRÉCIA novo executivo já tomou posse

18/07 13:11 CET

Na Grécia o novo executivo de Alexis Tsipras já tomou posse.
O primeiro-ministro anunciou na sexta-feira uma remodelação governamental limitada sugerindo tratar-se de uma manobra de estabilização do executivo com vista a enfrentar as próximas semanas de negociações com os credores.
No total o primeiro-ministro grego mudou os detentores de nove cargos governamentais. Os novos representantes são provenientes do Syriza e do parceiro de coligação, Gregos Independentes.
O ministro das finanças, Euclidis Tsakalotos mantém o cargo, assim como o ministro para a Economia, Giorgios Stathakis. Panos Skourletis assume a liderança da pasta da energia e Christoforos Vernardakis, um académico, assume a liderança do ministério para a Reforma Administrativa.
“Estamos cientes de que o acordo é mau para nós e contém medidas muito duras. A nossa aposta agora é encontrar formas de contrabalançar a situação de forma a ajudar os pobres e necessitados”, afirmou a nova porta-voz governamental, Olga Gerovassili.

Em Atenas a acompanhar de perto a situação está o repórter da euronews, Stamatis Giannisis, ele afirma “para o primeiro-ministro grego a remodelação era inevitável após alguns dos seus ministros-chave se terem recusado a aceitar o pacote de novas medidas impostas pelos credores. A questão é agora saber se a coligação liderada pelo Syriza será capaz de implementar as novas medidas sem sofrer mais perdas políticas”.

Comentários

Mensagens populares