FRANCISCO Papa Francisco: uma Igreja outra

FRANCISCO
Papa Francisco: uma Igreja outra
Por ANSELMO BORGES (DN – 25.07.2015) Resumido por ARMANDO SOARES

1-Na recente visita do Papa Francisco à América Latina, foi marcante, para dizer ao que vem este pontificado, o discurso no encerramento do II Encontro Mundial dos Movimentos Populares. Continuou a reclamar "os três t": terra, tecto, trabalho. "Disse e repito: Na viagem à América Latina, o Papa falou para toda a humanidade: "Está-se a castigar a Terra, os povos, as pessoas, de um modo quase selvagem = terra, tecto, trabalho." Insiste no destino universal dos bens, contra a concentração monopólica do novo colonialismo. 
Apresentou três tarefas urgentes: colocar a economia ao serviço dos povos, uni-los nos caminhos da justiça e da paz, salvar a mãe Terra.
De regresso a Roma, já no avião, sublinhou que, quando diz que "esta economia mata", apenas prega o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja

  2 - Há católicos que constatam o "indiferentismo do clero" e perguntam: há na Igreja uma real assunção do espírito de Francisco? Há empenho em fazer do Evangelho da Alegria "um referencial das práticas pastorais" ou predomina o silêncio, o desinteresse, a instalação no sossego mortal da comodidade?
De Jesus e do cristianismo vem a ideia de liberdade, de igualdade, de fraternidade. Como é que a Igreja pode pregar e exigir aos outros o que não pratica dentro dela.?
Há um expressivo número de seminaristas enamorados do carreirismo e amantes do dinheiro mas com empenhamento medíocre nos estudos filosóficos e teológicos ou que querem “ser bispos". Urge substituir os seminários por “casas  de  formação” ligadas a paróquias sob a responsabilidade de párocos sérios.  Sugerem, pois, uma mudança radical nos seminários, a substituir pela experiência de "casas de formação"..

Os leigos têm de ver reconhecidos os seus direitos na Igreja. Outra das dimensões é a do valor da mulher na Igreja. Temas a explorar e  a definir: padres casados ,celibato dos padres lugar dos homossexuais.

Comentários

Mensagens populares