PORTUGAL PORTO Renovação da catequese deu «resultados fecundos»

PORTUGAL
PORTO  Renovação da catequese deu «resultados fecundos»
 20 de Julho de 2015, às 16:34
Bispo do Porto considera que é necessário continuar a atualização
de linguagens
e pedagogias
Porto, 20 jul 2015 (Ecclesia)

O bispo do Porto considera que a renovação da catequese tem produzido, nos últimos anos, em Portugal “resultados fecundos”.
Na homilia das jornadas formativas de catequese, promovidas pelo Secretariado diocesano da Educação Cristã (SDEC) do Porto, D. António Francisco do Santos disse aos catequistas presentes que o exemplo profético do Papa Francisco “deve animar os catequistas” que estão “enraizados em Cristo”.
Na tarde deste sábado, dia 18 de julho, D. António Francisco dos Santos, membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, celebrou a eucaristia com os 375 catequistas que participaram nesta ação de formação e alertou-os para continuarem o caminho com “uma urgente atualização, concretamente no campo da linguagem e no campo da aprendizagem das novas pedagogias”.
O bispo do Porto lembrou também os catequistas que foi “Deus que tomou a decisão primeira” de os tornar anunciadores do Evangelho.
Para D. António Francisco Santos “a generosidade do catequista só pode estar presente” se estes estiverem “conscientes da alegria do Evangelho” que os conduz. “A catequese é dinâmica, é uma perspetiva diariamente recomeçada, é um caminho nunca terminado ou perfeito”, acrescentou o prelado.
Neste contexto, a catequese “não se pode limitar a uma formação meramente doutrinal” e “precisa de ser uma verdadeira escola de formação integral”.
A catequese tem uma “importância essencial” no primeiro anúncio e tem de regressar, constantemente, “a este querigma trinitário”, frisou o bispo do Porto.

A 11 edição das jornadas de verão realizaram-se, no Porto, Casa de Vilar, e é um evento para catequistas e outros educadores na fé com três cursos de formação, vários ateliers e workshops. LFS | AE

Comentários

Mensagens populares