ECONOMIA Grécia pede resgate por três ano

Grécia pede resgate por três anos
Atenas promete apresentar reformas fiscais e medidas no setor das 
pensões já na próxima semanaPor: Redação / DC    |   ontem às 11:06

O Mecanismo Europeu de Estabilidade recebeu um pedido de resgate por parte da Grécia, com a duração de três anos. As propostas vão ser apresentadas na quinta-feira até à meia-noite, o mais tardar.
“O empréstimo será usado para cumprir as obrigações da dívida grega e para assegurar a estabilidade do sistema financeiro”, refere o documento Numa carta dirigida ao presidente do MEE, Atenas promete reformas fiscais e nas pensões, propostas a ser divulgadas e implementadas já no início da próxima semana. E sublinha que esta é "uma oportunidade para explorar" medidas que tornem a dívida sustentável.
“Confiamos que os Estados-membros apreciem o pedido com urgência, dada a fragilidade do nosso sistema bancário e a nossa falta de liquidez“
Os ministros das Finanças iam analisar esse pedido de empréstimo esta quarta-feira, numa conference call do Eurogrupo, mas a reunião foi entretanto cancelada, segundo o porta-voz do presidente do Eurogrupo.
A carta não especifica em pormenor as reformas imediatas que propõe, mas informa que atingirão a fiscalidade e as pensões.
"A Grécia está comprometida a honrar as suas obrigações financeiras com todos os seus credores de maneira completa e a tempo", lê-se na missiva.
Depois da vitória do “Não” no referendo e de uma substituição do ministro das Finanças, parecia que as negociações poderiam ser mais benéficas para o lado dos gregos, porém, durante a reunião, garantiu Angela Merkel, não se falou de uma saída da Zona Euro, nem de um corte na dívida. 
A questão que está em cima da mesa para domingo, e que pode decidir a continuidade da Grécia na moeda única, é se o país apresentará as condições para um terceiro resgate.  
Esta manhã o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, esteve no Parlamento Europeu, a debater a crise grega com os eurodeputados e afirmou que a Grécia foi o "laboratório da austeridade". Tsipras insistiu que a Grécia precisa de uma "discussão sincera sobre uma solução para o problema da sustentabilidade da dívida pública", mas também disse que acredita num acordo e que não irá cometer "erros do passado".
A escolha corajosa do povo grego, em condições de pressão sem precedentes, não significa uma rutura com a Europa", afirmou Tsipras, acrescentando que o país foi usado "como laboratório da austeridade". "A experiência, temos de admitir, falhou", sublinhou.
O primeiro-ministro explicou ainda que a proposta grega "para financiar as obrigações e reestruturar" a dívida grega "não irá sobrecarregar os contribuintes europeus". "Não sou um daqueles políticos que afirmam que os estrangeiros são os culpados por todas as desgraças da Grécia".  


Comentários

Mensagens populares