GRÉCIA Crise grega.

GRÉCIA
Crise grega. 
Andamos sumamente preocupados com o problema  do Eurogrupo e dos inúmeros e graves problemas a que se pode chegar na chamada zona euro. A dureza da austeridade imposta é igual para todos os 19 membros. Também do problema grego. Não pode um deles arrogar-se a não cumprir com as obrigações assumidas aquando dos empréstimos.  Apelar para o povo em referendo exige um mínimo de dias para que o povo seja devidamente esclarecido sobre o que vai votar. E isto não aconteceu. Havia pressa. Pressa e democracia – dizem -  nem sempre jogam bem juntas. Falar de democracia a isto será – no mínimo um erro.
Nas negociações UE e Grecia tem havido muita falta de diálogo, de parte a parte. Mas bem sabemos que são 4 os mandões da EU, e desfavorecidos estão os pequenos países, incluindo os mediterrânicos porventura os mais solidários. E assumindo as responsabilidades como Portugal.
É necessário diálogo à mesa das negociações.Tentar levar o parceiro a fugir do determinado e aceite por todos não passará de batota. E que batota.
Armando Soares

pe.armandosoares@gmail.com

Comentários

Mensagens populares