ALEMANHA Alemanha vai receber 800 mil refugiados

ALEMANHA
Alemanha vai receber 800 mil refugiados
20 Ago 2015 Cátia Simões
Valor é praticamente o dobro desde o último recorde, na crise jugoslava em 1992. Só este ano já chegaram à Europa 340 mil refugiados.
A Alemanha espera receber cerca de 800 mil refugiados à procura de asilo só este ano, mais do que toda a União Europeia em conjunto em 2014, para fazer face à maior crise humanitária que assola a Europa desde a II Guerra Mundial.
Se a última projecção oficial, citada pelo "Financial Times", se verificar, a Alemanha praticamente duplicará o número de refugiados que vai receber desde o último recorde, em 1992, com o colapso da Jugoslávia.
O ministro da administração interna, Thomas de Maizière, avisou que o espaço Schengen, que permite que os cidadãos viajem sem passaporte pela maior parte da Europa, não poderá ser mantido a não ser que os Estados-Membro aceitem todos receber quem procura asilo.
O valor de 800 mil refugiados, que representa cerca de 1% da população alemã e é um grande aumento face à anterior estimativa de 450 mil, é um dos maiores sinais da gravidade da crise dos migrantes que a Europa tem de enfrentar, com centenas de refugiados a fugir da guerra na Síria, no Iraque e no Afeganistão e da pobreza em África.
Em Julho o número de pessoas que entrou ilegalmente na Europa atingiu praticamente as 110 mil, o maior recorde mensal.
A União Europeia tem pedido à Alemanha para receber mais refugiados a pedir asilo que o resto dos Estados-Membro. Está previsto que cada país receba migrantes em proporção com o valor do PIB.

A Alemanha, de resto, recebe cerca de 202 mil de um total de 626 mil pedidos de asilo na Europa, segundo dados do ano passado. Só este ano já chegaram à Europa 340 mil pessoas, a comparar com as 280 mil que chegaram em 2014.

Comentários

Mensagens populares