SMBN Organizadores da Peregrinação Missionária

SMBN
Organizadores da Peregrinação Missionária
Texto e fotos: P. A. FARIAS
Grupo em frente do Seminário de Cernache do Bonjardim

Retomámos a tradição de fazer a avaliação da Peregrinação Missionária a Fátima com as organizadoras. Desta vez foi no Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim no dia 18 de Julho. Éramos 39 pessoas. Muitas das outras organizadoras teriam participado se tivessem sido avisadas com mais antecedência.
Foi mais um dia de vida em comum como Família boa Nova. Fomos até Cernache onde muito bem nos acolheu o Padre Amadeu, Reitor da casa, que nos brindou com um excelente almoço com produtos da quinta, a começar pelo borrego e a terminar no vinho da quinta “São Nuno” passando pela muita fruta. Pelo caminho partilhámos tempo de oração, de cultura e convívio animado pelo Irmão Joaquim.
Á entrada do Seminário tivemos um primeiro encontro com a história, missão e espiritualidade daquela casa através da contemplação dos painéis da portaria explicados pelo P. Farias. Houve uma primeira visita à casa que causou muita admiração àqueles que aí foram pela primeira vez. Em todos ficou a tristeza de não ter seminaristas para lhe dar vida. E foi essa uma das intenções da eucaristia que se lhe seguiu na Igreja do Seminário muito participada e sentida por todos. Nela rezámos uns pelos outros, pelos missionários da Boa Nova, pelos amigos e colaboradores e benfeitores.
O almoço foi no refeitório grande onde comiam antigamente os seminaristas que nesse dia ganhou mais um pouco de vida e animação. Sentimos a alegria do P. Amadeu e das funcionárias da casa que nos pediram para voltarmos mais vezes porque aquela casa precisa de mais vida. Mas Deus queira que regressem os seminaristas para que ela realize a missão para a qual foi criada
Após o almoço foi o tempo de avaliação. Foi um momento muito bonito pela participação activa de todos. Nesse encontro revimos toda a peregrinação: organização, dinâmica, conteúdo, animação… Todos pediram para que continuasse. Houve até testemunhos de pessoas que foram pela primeira vez e relataram a alegria de participantes que há muito não rezavam e aí mudaram a sua vida. Sentimos todos a alegria de pertencer a esta família missionária. Toda a gente falou e deu as suas opiniões. Houve sugestões para mudar o dia porque nessa altura os jovens estão em exames. Mas depois de ver os prós e contras foi unânime a ideia de ficar sempre no terceiro fim de semana de Junho.
Este encontro foi demorado porque as pessoas tinham muito para partilhar. E isso foi bom. Surgiram muitas ideias a propósito de outras actividades dos colaboradores das Missões. Por isso o tempo foi pouco para o programa previsto. Fomos visitar a gruta de Nossa Senhora onde rezámos pelos nossos missionários e colaboradores doentes. Tínhamos previsto uma visita à quinta e ao nicho de S. Nuno, mas já não houve tempo. Aproveitámos o final da tarde para uma vista relâmpago ao Trízio, uma praia fluvial na albufeira da Barragem do Castelo do Bode, no rio Zêzere, guiados pelo anfitrião, P. Amadeu. Uma maravilha no meio daquelas montanhas do Pinhal. Foram apenas alguns minutos mas que deram para encher a alma e cantar as  maravilhas do Senhor, como nos convida o Papa Francisco na sua Encíclica Laudato Si, a partir da contemplação da natureza. Ficou o apetite aberto para outra ocasião.

O regresso foi já ao final da tarde. Em toda a gente se notava a alegria desse encontro in VOZ DA MISSÃO, Setembro 2015  

Comentários

Mensagens populares