ANGOLA O missionário, rosto visível da misericórdia do Pai Texto: P. ANÍBAL MORGADO*

ANGOLA
O missionário, rosto visível da misericódia do Pai
Texto: P. ANÍBAL MORGADO*
O Papa Francisco convocou toda a Igreja para celebrar um Jubileu Extraordinário da Misericórdia, com início dia 8 de Dezembro 2015, Solenidade da Imaculada Conceição. Objetivo deste Jubileu: “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa a fixar o olhar  na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do amor do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes” (Nº2).
                Logo de início, na sua bula, Francisco começa por apresentar “Jesus Cristo é o rosto da Misericórdia do Pai. O Mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese.  Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. O Pai, «rico de misericódia» (Ef.2,4), depois de ter revelado o seu nome a Moisés como «Deus misericordioso e clemente, vagaroso na ira, cheio de bondade e fidelidade» (Ex.34,6), não cessou de dar a conhecer, de vários modos e em muitos momentos da história, a sua natureza divina. Na «plenitude do tempo» (Gl.4,4), quando estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Quem O vê, vê o Pai (Jo.14,6). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus”(Nº1).
                Jesus escolhe os Apóstolos e entrega-lhes a grande e honrosa tarefa de contiuar esta Sua Missão: “Assim como o Pai Me enviou também Eu vos envio”(Jo.20,21) e após ter lavado os pés aos Apóstolos, diz-lhes: “Dei-vos o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”(Jo.13,15).
                Hoje somos nós, missionários, os continuadores desta Missão. Por isso o convite do papa Francisco é, antes de mais nada, para nós. Porém, para que esta tarefa seja realmente levada avante, seja eficaz, temos nós de nos configurar com Jesus. Sermos o rosto vivo, alegre, sereno e pacífico, que transmite paz e confiança aos que se aproximam de nós. Daí, o apelo de Francisco: “Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, de serenidade e paz. É condição da nossa salvação. .. Misericórdia: é o caminho que une o caminho Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”(Nº2).
Abramos nosso coração ao apelo do Papa.     in Missionários da Boa Nova, Angola n 13 *E.mail: p.anibalmorgado@gmail.com


Comentários

Mensagens populares