VATICANO Cuba/EUA: Papa Francisco conversou com jovens cubanos e norte-americanos por videoconferência

VATICANO
Cuba/EUA: Papa Francisco conversou com jovens cubanos e norte-americanos por videoconferência
 
 Jovens cubanos na Internet. EFE/Arquivo
O Papa Francisco conversou por videoconferência com 10 jovens de Cuba e dos Estados Unidos da América, no contexto da visita aos dois países, sobre diversos problemas da atualidade que os preocupam e estão presentes na Encíclica ‘Laudato Sí’.


“O diálogo desenvolveu-se em torno da visão que os jovens têm sobre problemas como o meio ambiente, a biodiversidade, pobreza e desigualdade, entre outras questões, essencialmente presentes na Encíclica do Papa ‘Laudato Sí’”, informa o sítio na internet - papafranciscoencuba.cubaminrex – dedicado à visita do Papa a Cuba.
Os jovens cubanos partilharam preocupação sobre como podem ajuda a aliviar “estes danos e combater as desigualdades sociais”, desde Havana.
Neste contexto, Crespo Ramon Hernandez, jornalista católico e colaborador do Centro para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável, em Pinar del Rio, pediu ao Papa Francisco que contribuía para que seja levantado o “bloqueio imposto” a Cuba pelos Estados Unidos da América, a partir da ação que teve no restabelecimento das relações entre os dois países.
Os cinco interlocutores da ilha do Caribe, com idades entre 18 e 25 anos, participam num projeto de intercâmbio de jovens cubanos, fazem parte da Rede de Educadores Populares e da Rede Ecuménica Fé por Cuba e estão ligados a projetos eclesiais e sociais nas comunidades onde vivem.
A conversa entre o Papa e os jovens cubanos e norte-americanos vai ser transmitida hoje pela televisão CNN a partir das 20h00 em Nova Iorque (01h00 em Lisboa), informa a Rádio Vaticano.
Esta iniciativa insere-se no contexto da décima viagem internacional de Francisco a Cuba e aos Estados Unidos da América a partir deste sábado até ao próximo dia 28; O programa inclui encontros com os presidentes dos dois países, um discurso na ONU, uma oração no «ground zero» em Nova Iorque e a participação nos atos conclusivos do Encontro Mundial das Famílias 2015, na cidade norte-americana de Filadélfia.
A videoconferência foi uma atividade do projeto ‘Scholas Ocurrentes’, uma instituição de ensino vinculada à Santa Sé e querida do Papa que foi iniciada quando o então cardeal Jorge Mario Bergoglio era arcebispo da capital argentina.
O projeto “Scholas occurrentes” promove o diálogo entre jovens de diversos países, culturas e religiões.
CB/OC

Comentários

Mensagens populares