ESTADOS UNIDOS Francisco presidiu a encontro em Filadélfia, cidade símbolo da independência dos EUA

ESTADOS UNIDO
Francisco presidiu a encontro em Filadélfia, cidade símbolo da independência dos EUA
“É necessário que os seguidores das
diferentes religiões unam a sua voz para
invocar a paz, a tolerância, o respeito
pela dignidade e os direitos dos outros”,
disse, no Parque Histórico Nacional da
cidade norte-americana, terceira etapa da
 sua viagem aos EUA, iniciada na
terça-feira.
a

Francisco sustentou que todos os homens e mulheres das várias confissões religiosas “podem dialogar, sem lutar, isso é o que a liberdade religiosa dá”.


Milhares de pessoas esperavam pela chegada do Papa, que percorreu em automóvel descoberto a praça do ‘Independence Hall’, “local do nascimento dos Estados Unidos da América”.
“Neste lugar, que é um símbolo do espírito americano, quereria refletir convosco sobre o direito à liberdade religiosa. É um direito fundamental que plasma o modo como interagimos social e pessoalmente”, declarou.
Francisco precisou que a liberdade religiosa “implica certamente o direito de adorar a Deus, individual e comunitariamente”, mas recordou que a mesma “transcende, por sua natureza, os lugares de culto, bem como a esfera dos indivíduos e das famílias”.
“Num mundo onde as diferentes formas de moderna tirania procuram suprimir a liberdade religiosa, ou reduzi-la a uma subcultura sem direito de expressão na esfera pública, ou ainda usar a religião como pretexto para o ódio e a brutalidade”, alertou, renovando alertas que remetem para o pontificado de Bento XVI.
A dimensão religiosa, insistiu o Papa, “é parte da cultura de qualquer povo e de qualquer nação”.
Francisco quis sublinhar que as tradições religiosas “servem a sociedade”, através da mensagem que proclamam, lembrando “a dimensão transcendente da existência humana” e a “liberdade irredutível contra qualquer pretensão de poder absoluto”.
“Basta lançar um olhar à história, especialmente à do século passado, para ver as atrocidades perpetradas pelos sistemas que pretenderam construir este ou aquele «paraíso terrestre»”, acrescentou.
No “coração” da missão espiritual das religiões, sustentou o Papa, “encontra-se a proclamação da verdade e da dignidade da pessoa humana, bem como dos direitos humanos”.
Antes do discurso, Francisco abençoou uma Bíblia e uma Cruz usadas pela comunidade católica hispano-latina transporta estes símbolos em peregrinação pelos EUA.
Já no encontro pela liberdade religiosa, com a presença de membros da comunidade hispânica e outros imigrantes, o Papa recordou que em Filadélfia foram proclamadas pela primeira vez as “liberdades que definem” o país e inspiram os norte-americanos no combate “pela liberdade de viver de acordo com a sua dignidade”.
“A Declaração de Independência afirmou que todos os homens e todas as mulheres são criados iguais, que são dotados pelo seu Criador de alguns direitos inalienáveis e que os governos existem para proteger e defender tais direitos”, prosseguiu.
O pontífice argentino elogiou as “grandes lutas” dos norte-americanos que levaram à abolição da escravatura, à extensão do direito de voto, ao crescimento do movimento operário e ao “esforço progressivo por eliminar todas as formas de racismo e preconceito”.
“A memória salva a alma dum povo de tudo aquilo ou de todos aqueles que poderiam tentar dominá-lo ou utilizá-lo para os seus interesses”, prosseguiu.
Francisco evocou ainda o “profundo sentido evangélico da dignidade de cada pessoa” dos Quakers, que fundaram Filadélfia.
OC

Comentários

Mensagens populares