VATICANO Viagem aos EUA quer sublinhar multiculturalidade do país

VATICANO
 Viagem aos EUA quer sublinhar multiculturalidade do país
Agência Ecclesia
15 de Setembro de 2015

Papa vai rezar no «ground zero», visitar ONU e encerrar Encontro Mundial da Família

O Papa vai visitar os Estados Unidos da América de 22 a 27 de setembro, após uma viagem a Cuba, para discursar ONU e no Congresso norte-americano, antes de encerrar o Encontro Mundial das Famílias.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse hoje em conferência de imprensa que Francisco vai procurar valorizar a multiculturalidade do país, com discursos em inglês e espanhol, além de encontros com imigrantes.
As celebrações eucarísticas incluem orações em várias línguas nativas e de algumas das comunidades migrantes mais importantes dos EUA.
O Papa chega no próximo dia 22 a Washington, onde será recebido na base ‘Andrews’ da Força Aérea pelo presidente Barack Obama e a sua família.
Francisco vai deslocar-se num veículo descoberto, um jipe fabricado nos EUA, sem “motivos especiais de preocupação”, adiantou o porta-voz do Vaticano.
Na quarta-feira, 23 de setembro, tem lugar a cerimónia oficial de boas-vindas na Casa Branca, onde o Papa pronuncia um discurso em inglês, reunindo-se depois com Barack Obama; segue-se um encontro com 400 bispos dos Estados Unidos da América.

De tarde, Francisco preside à Missa de canonização do Beato Junípero Serra, franciscano que evangelizou a Califórnia, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.
Face a algumas polémicas que têm vindo a rodear a ação desta figura, o padre Federico Lombardi recordou que o Papa se tem mostrado consciente da discussão sobre “evangelização e colonização” no continente americano.
A 24 de setembro, o pontífice argentino vai tornar-se o primeiro Papa a discursar diante das duas câmaras do Congresso norte-americano, para falar “a todos os cidadãos dos EUA, não apenas aos católicos”.
Após este encontro, Francisco vai saudar a multidão desde a varanda do Congresso.
A agenda desse dia inclui uma visita ao centro caritativo da Paróquia de São Patrício, para um encontro com sem-abrigo, antes da partida para Nova Iorque, onde o Papa vai presidir à recitação da oração de vésperas, com religiosos e religiosas na Catedral de São Patrício.
A primeira visita do atual Papa à sede da ONU está marcada para 25 de setembro, de manhã, com uma saudação e um discurso de Francisco, em espanhol.
Nesse mesmo dia, Francisco vai participar num encontro inter-religioso no memorial do ‘Ground Zero’, evocando as vítimas dos ataques terroristas do 11 de setembro.
De tarde, o Papa visita uma escola católica, reunindo-se com famílias de imigrantes no Harlem, num dia que se conclui com a Missa no célebre ‘Madison Square Garden’.

Francisco parte para Filadélfia a 26 de setembro, começando por celebrar Missa com os membros do clero e dos institutos religiosos da Pensilvânia, na Catedral dos Santos Pedro e Paulo; à tarde, o Papa participa num encontro para a liberdade religiosa com a comunidade hispânica e outros imigrantes no histórico ‘Independence Hall’ em Filadélfia, cidade-pátria da independência dos EUA, em homenagem “ao grande país” que o recebe, explicou o porta-voz do Vaticano.
À noite, Francisco começa a participar nos eventos conclusivos do Encontro Mundial das Famílias (EMF), com a festa dos participantes e uma vigília de oração, perante uma multidão estimada em 1,5 milhões de pessoas.
O encontro mundial tem início marcado para 22 de setembro, com um congresso temático que se prolonga até ao dia 25 desse mês, seguindo-se os dias de oração e encontro com Francisco, em volta do tema ‘O amor é a nossa missão: a família plenamente viva’.
Simbolicamente, o Papa vai oferecer 200 mil cópias do Evangelho segundo São Lucas, assinadas por si, para as “famílias das periferias” de cinco “grandes cidades”, uma de cada continente: Havana (Cuba), Marselha (França), Hanói (Vietname), Sidney (Austrália) e Kinshasa (Quénia).
Na noite de 26 de setembro, o EMF vai celebrar um “festival intercultural”, com a presença confirmada de Aretha Franklin, do cantor colombiano Juanes e do tenor italiano Andrea Bocelli.
O dia 27 de setembro começa junto dos bispos convidados para o 8.º EMF, continuando com uma visita aos detidos do Instituto ‘Curran-Fromhold’, para menores
O Papa preside à Missa conclusiva do EMF 2015 no Benjamin Franklin Parkway, naquele que é o último ato público da décima viagem ao estrangeiro deste pontificado.
Estão previstas 26 intervenções e sete voos que perfazem um total de 19 mil quilómetros.
De regresso a Roma, o voo papal deve aterrar na capital italiana pelas 10h00 (menos uma em Lisboa) de 28 de setembro. OC



Comentários

Mensagens populares