SMBN Festas Jubilares 2015 50 ANOS DE SACERDÓCIO

SMBN
Festas Jubilares 2015
50 ANOS DE SACERDÓCIO
Este ano dedicado à vida consagrada foi rico em celebrações jubilares de bodas de ouro sacerdotais. Já aqui fizemos alusão às celebrações comunitárias em Fátima. Agora foi a vez da celebração nas suas paróquias de origem para que o povo de Deus pudesse viver e celebrar esta riqueza e preocupação da Igreja.

P. Artur de Matos Bastos – É actualmente Reitor do Seminário de Cucujães e Pároco da mesma freguesia. Com uma semana de preparação toda a comunidade paroquial celebrou este acontecimento que coincidiu com as bodas de prata sacerdotais do P. João Luís natural desta paróquia e sacerdote da diocese de Setúbal. Também foi evocada a memória do P. Manuel dos Santos Neves daqui natural e falecido dois meses antes. Esta festa foi no dia 28 de Junho na Paróquia de Cucujães à qual muitos cristãos se associaram quer na preparação quer na celebração.
Também a Paróquia de São Matinho da Gândara, terra natal do P. Artur, organizou uma celebração muito participativa no dia 12 de Julho seguida de grande convívio paroquial







P. Valdemar Dias – A comunidade Paroquial de Chãos em Ferreira do Zêzere juntou-se no dia 19 de Julho, festa da padroeira, para celebrar as Bodas de ouro sacerdotais do P. Valdemar, missionário em Moçambique durante 47 anos, após um tríduo de preparação. Notaram-se gestos de apreço e admiração pela vida simples e generosa deste grande missionário.

P. António Luís da Silva Martins – No dia 26 de Julho foi a vez da celebração jubilar do P. Martins na Paróquia de Alvelos, Barcelos. Depois dum tríduo de preparação a comunidade juntou-se para esta celebração muito participada. Foi significativa a presença do P. Valente de Matos, grande promotor dos Convívios Fraternos e de alguns dirigentes deste movimento de espiritualidade juvenil, ao qual o P. Martins dedicou uma parte importante da sua vida sacerdotal, antes da sua ida para o Brasil onde trabalhou alguns anos. No convívio que se lhe seguiu foi significativa a presença do Rancho Folclórico local que animou uma parte da tarde.

Em todas estas festas foi notório o empenhamento dos párocos. Em todas estiveram presentes membros dos Missionários da Boa Nova. Foi importante a presença dos nossos seminaristas de Valadares que colaboraram na preparação dessas celebrações.

MBN
25 ANOS DE CONSAGRAÇÃO MISSIONÁRIA

- Palmira de Fátima Pires, natural de Parada do Monte, Melgaço, também celebrou na sua terra natal 25 anos de consagração missionária no dia 16 de Agosto. Foi uma festa que envolveu não só a sua paróquia mas também o arciprestado de Melgaço que aproveitou o acontecimento para celebrar o ano da vida consagrada. Alguns párocos empenharam-se na divulgação deste acontecimento. A preparação esteve a cargo dos missionários e missionárias da Boa Nova onde os seminaristas de Valadares também deram o seu testemunho. Houve palestras em Parada do Monte e Melgaço. Devido a outras festas na região não foi grande a participação, mas há a registar o empenho dos párocos. Foi muito participada a vigília da festa com o terço missionário. Presidiu D. Anacleto, Bispo de Viana do Castelo, e concelebraram vários sacerdotes diocesanos, missionários da Boa Nova e padres amigos das Missionárias. Foram muitas as manifestações de carinho pela Palmira que é muito admirada quer pelo trabalho que realizou na Paróquia antes da sua entrada para as Missionárias, como pela sua dedicação à causa missionária concretamente em Moçambique onde se encontra a trabalhar.

Deus permita que estas celebrações tenham servido para despertar a vocação e empenho missionário em quem nelas participou. in VOZ DA MISSÃO  Setembro 2015

Comentários

Mensagens populares