ANGOLA Meu reencontro com a Gabela por P. VALENTE PEREIRA

 ANGOLA
Meu reencontro com a Gabela
por P. VALENTE PEREIRA

Igreja matriz da Gabela
Estive como missionário na Gabela entre 1983 a 1995.
Quando entrei, além da nossa vasta área da Paróquia da Rainha Santa Isabel (abrangia os Municípios do Amboim e Quilenda), tendo anexa a da Boa Entrada (Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria) tinha ainda eu, por pedido particular de D. Zacarias, nosso Bispo o apoio incondicional ao Ebo, que estava sem sacerdote. Deus deu-me um grande campo pastoral, procurando que ninguém ficasse para trás.
 O meu Superior Regional nos princípios de 1995 nomeou-me para a Paróquia da Sé, no Sumbe. Foi-me confiando também a parte sul da Paróquia (Gungo e área a caminho do Hotel). Porém, passado meio ano, fui nomeado para iniciar uma nova Paróquia em Viana, que veio a chamar-se Paróquia de Nossa Senhora da Boa Nova, onde estive até esta nova transferência para a Gabela.
Chegado aqui a 19 de Maio, alegrei-me por ver que a fé se manteve e aumentou, estando viva. Isto o constatei de dois modos: o 1º reencontrando velhos catequistas, que continuam fortes na fé: e 2º participando celebrações litúrgicas que estão muito vivas.
Certamente que há muitos pontos a avançar, e nos quais me tenho de comprometer, porque, na pastoral, parar é retroceder. O rebanho (todos nós) tem de ser diariamente fortalecido, encaminhado, alertado para os enganos, viver na alegria de pertencer a Jesus. Todas as comunidades têm de ser atraentes sobretudo para os mais pobres (material e espiritualmente).
 Não pensemos em proselitismo, mas em “igreja atraente”, em que estamos com gosto e irradiamos nossa fé, com o testemunho em toda a parte. Sim, não podemos esquecer o que nos diz Jesus: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 35). E acontecerá connosco, como no princípio da Igreja em que “ o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação” (Actos 2, 47).

Rezai por mim.  in Gabela in AMBOIM, nº 64- Jul-Set 2015

Comentários

Mensagens populares