AMAZÓNIA América Latina, indígenas, mulheres e escravos


AMAZÓNIA
América Latina, indígenas, mulheres e escravos *

O Papa Francisco, sempre ao lado dos pobres, denunciou "as novas formas de exploração": "Estejamos atentos à precarização do trabalho, que destrói vidas e lares, aos que se aproveitam da irregularidade de muitos migrantes porque não conhecem a língua ou não têm os papéis regularizados." Insiste sempre nos três "T": tecto, terra, trabalho. "Que a nossa solidariedade e o nosso compromisso com a justiça sejam parte do baile ou da canção que hoje pudermos cantar ao nosso Senhor Jesus." Nunca esquece o cancro da corrupção, "um vírus social, um fenómeno que infecta tudo, sendo os pobres e a mãe Terra os mais prejudicados".
Ergueu a voz contra o "feminicídio". "Não se pode praticar como "natural" a violência contra as mulheres." A visita às mulheres presas numa cadeia foi dos momentos mais emocionantes da visita. "Não podemos pensar numa cadeia sem a dimensão da reinserção. Se não houver esta esperança da reinserção, a cadeia é uma tortura infinita."
Contra a "cultura do descarte" e a "globalização da indiferença", clamou pela luta contra o tráfico de pessoas e "a escravatura. Escravatura para o trabalho, escravatura sexual, escravatura para o lucro". E combate "os falsos deuses, os ídolos da avareza, do dinheiro, do poder que tudo corrompem".
No encontro com povos da Amazónia - já convocou um sínodo especial para a Amazónia em 2019 -, denunciou a degradação da natureza, a exploração e os novos colonialismos dos povos indígenas, exigindo o respeito e a defesa pelas suas culturas e uma ecologia integral. Os indígenas são "memória viva da missão que Deus encomendou a todos: cuidar da Casa Comum". "É preciso que os povos originários moldem culturalmente as Igrejas locais amazónicas", para se formar "uma Igreja com rosto amazónico e uma Igreja com rosto indígena." * Anselmo Borges in DN


Comentários

Mensagens populares