PORTUGAL Media: Jornais centenários homenageados na Assembleia da República

PORTUGAL 
Media: Jornais centenários homenageados na Assembleia da República
Fev 21, 2018 - 17:17
Iniciativa inscreve-se na candidatura a Património Imaterial Cultural dos títulos da imprensa portuguesa, o terceiro país no mundo que deposita mais confiança no setor.

A Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República promoveu hoje uma conferência sobre a imprensa centenária em Portugal e inaugurou uma exposição com os títulos publicados ininterruptamente há mais de cem anos.
Organizada pela Associação Portuguesa de Imprensa (API), a que se associou a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC), a sessão na Assembleia da República homenageou 33 títulos centenários, nove dos quais da AIC.
Edite Estrela, presidente da Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República valorizou o papel dos jornais centenários e disse que, no seguimento do apoio do presidente da República, a candidatura dos jornais centenários a Património Imaterial Cultural “não deixará de contar com o apoio do Parlamento”, como confirmaram os representantes dos vários Grupos Parlamentares presentes na sessão de encerramento da conferência.
Para o presidente da API, a candidatura à UNESCO é uma expressão da confiança que os portugueses colocam na imprensa.
“Os jornais são um acervo de confiança. E o que se deverá traduzir no património imaterial cultural é a confiança”, afirmou João Palmeiro.
O presidente da API divulgou na conferência que decorreu no Auditório Almeida Santos, na Assembleia da República, o estudo “Digital News Report” relativo a 2017, desenvolvido pelo Reuters Institute, onde Portugal aparece como o terceiro país do mundo com mais confiança na imprensa, depois da Finlândia e do Brasil (em 2016 era o segundo).
Dos 33 títulos centenários da imprensa portuguesa, o “Mensageiro do Coração de Jesus”, “Boletim Salesiano”, “A Guarda”, “Notícias da Covilhã”, “A Ordem”, “João Semana”, “Folha de Domingo”, “O Amigo do Povo” e “O Almonda” pertencem à Associação de Imprensa e Inspiração Cristã.
O “Açoriano Oriental” é o jornal há mais tempo nas bancas, desde 18 abril 1835.
O “Diário do Minho”, jornal da Arquidiocese de Braga, celebra o seu centenário no próximo ano, no dia 15 de abril.  AIC

Comentários

Mensagens populares