AVEIRO Reflexão sobre «Eucaristia: Sacramento da Caridade»


AVEIRO


Reflexão sobre «Eucaristia: Sacramento da Caridade»
Fev 20, 2018 - 14:15 Ecclesia
O Secretariado Diocesano de Liturgia de Aveiro dinamizou o seu encontro anual, que congregou a peregrinação de acólitos, para aprofundarem a dimensão da ‘caridade de Deus na prática litúrgica’.
“A celebração da Eucaristia é o centro da vida da Igreja. O Sacramento da Caridade é o próprio Cristo e os membros do seu corpo – «Dai-lhes vós mesmos de comer», explicou o diretor do Secretariado Nacional de Liturgia da Igreja Católica, o padre Pedro Ferreira, num dos momentos do encontro realizado este domingo.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano de Liturgia de Aveiro contabiliza que forma mais de 300 fiéis de todos os arciprestados da diocese que se reuniram na Sé.
Os participantes no terceiro Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica e também 3.ª Peregrinação de Acólitos fizeram “a experiência da caridade de Deus na prática litúrgica”, no primeiro domingo da Quaresma.
“Para que a caridade seja virtude na prática litúrgica é preciso muita renovação e muita dedicação movida somente pelos interesses de Deus”, referiu o padre Pedro Ferreira.
A organização assinala que a caridade é o princípio que tem orientado a ação pastoral da Diocese de Aveiro no atual ano pastoral e com a Eucaristia foi “a espinha dorsal” do evento que contou com uma conferência geral, encontros por ministérios, oração de Vésperas e Missa.
‘Eucaristia: Sacramento da Caridade’ para além de ser o tema do encontro foi também a “frase-chave” que esteve “nas bocas e nos pensamentos” de todos que aceitaram a proposta de viver um domingo “de alegria, de encontro e de partilha”. CB| Ecclesia

Comentários

Mensagens populares