ÍNDIA Líderes religiosos: "Pare a violência contra as minorias"


ÍNDIA
Líderes religiosos: "Pare a violência contra as minorias"
Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 Agência Fides 

 "É urgente parar a violência dirigida contra os cristãos": este é o apelo dos líderes cristãos ao primeiro-ministro de Madhya Pradesh, Shivraj Chauhan e a todos os líderes políticos indianos. De acordo com informações da Fides, a petição foi lançada durante um seminário inter-religioso realizado em Bhopal, Madhya Pradesh, no centro da Índia, focado no tema da paz e da harmonia nacional, em que os líderes cristãos hindus, os muçulmanos participaram e de outras religiões.
Os líderes presentes lembraram o elevado número de incidentes de violência contra a comunidade cristã no país em 2017, particularmente no estado de Madhya Pradesh. De acordo com um relatório enviado à Fides pela organização cristã "Evangelical Fellowship of India" (Efi), 2017 foi um dos anos mais traumáticos para os cristãos na Índia, relatando pelo menos 351 casos de violência durante o ano.
Alarmados com o grande número de incidentes de violência contra as minorias religiosas em 2017, os líderes religiosos pediram ao governo que "tome medidas rigorosas e urgentes contra os grupos responsáveis ​​por esse caos". O hindu Acharya Maharaj e o líder muçulmano Shahar Quazi Mohammad Ishrat Ali denunciaram "forças extremistas que visam os cristãos e outros grupos vulneráveis". O Bispo de Indore, Mons. Chacko Thottumarickal, apresentou um Memorando, co-assinado por todos os outros líderes, para ser submetido aos líderes políticos de Madhya Pradesh e também ao nível federal.
O Memorando, recebido pela Fides, enumera incidentes como: detenção de crianças sob o pretexto de abrandar as conversões; irupção de militantes hindus às reuniões de oração; violência gratuita contra os crentes. Tudo isso com o crescente envolvimento da polícia nessas ações. 
De acordo com a União Católica All India (AICU), "em vários estados da Índia, como Madhya Pradesh, algumas leis chamadas" leis de liberdade religiosa "são rotineiramente usadas como um escudo para incomodar ou abusar das comunidades minoritárias. Essas leis devem ser revogadas ".
Lancy D. Cunha, presidente nacional da AICU, disse à Fides: "Criticamos o crescente abuso de símbolos religiosos no discurso político e convidamos líderes religiosos a educar suas comunidades e cidadãos para fortalecer as tradições democráticas, incluindo liberdade religiosa e direitos humanos, participação livre nas eleições, ética na política e não para incitar à violência ou polarizar a sociedade ". A AICU - o maior e mais antigo movimento dos cristãos leigos no país - diz que "está profundamente preocupado com o fracasso do governo em condenar e conter ameaças à liberdade de expressão no país" e reafirma seu compromisso "na defesa dos direitos dos dalit e tribais, especialmente aqueles que professam a fé cristã. " SD|Agência Fides 21/02/2018

Comentários

Mensagens populares