IGREJA As mulheres na Igreja e na sociedade

IGREJA
As mulheres na Igreja e na sociedade
O Prof Dr Padre Anselmo Borges volta ao assunto de “as mulheres na Igreja e na sociedade”, no seu art. de opinião no DN 10/02/18. Parte de uma realidade absolutamente indiscutível “devemos a vida a uma mulher, à mãe” para percorrer em síntese a história do “pró e contra” da situação da mulher, até uma emancipação do nosso tempo na vida social, laboral e “religiosa”. As religiões subalternizaram o papel da mulher: escravas do homem e de objeto  de prazer.

Desde a afirmação de Aristóteles “A mulher é um homem falhado" até  às palavras do Papa João Paulo I  “Deus também é mãe” e do Papa Francisco “"Deus é Pai e é Mãe", que foram um escândalo”, muita água correu sob as pontes deprimindo o papel da mulher.  ” O proceder de Jesus mantém uma linha de respeito e de amor para com a mulher: “tinha discípulos e discípulas”, “ficava em casa de Marta e Maria”, “Contra a Lei, defendeu a adúltera, curou a filha da cananeia, a mulher com um fluxo de sangue, que o tocou”, “conversa com a samaritana”. E são as mulheres as enviadas a anuncia a sua Ressureição.
E chegámos à emancipação feminina e ao acesso ao poder - as francesas votaram pela primeira vez em 1945 e as suíças em 1971 -,  com consequências à vista: transformação das relações sociais, na família, na educação, no domínio sexual, no trabalho, na educação… E tende-se a minimizar as diferenças entre os sexos; mas a biologia resiste." Portanto, igualdade na diferença. Mas igualdade, sem discriminação”. (comentário)

Comentários

Mensagens populares