MOÇAMBIQUE TRAGÉDIA EM HULENE - MAPUTO Desabamento de lixeiras


MOÇAMBIQUE
TRAGÉDIA EM HULENE - MAPUTO Desabamento de lixeiras
Texto: P. Anastácio, missionário da diocese do Porto 
PÚBLICO  A lixeira em Hulene é a maior da capital moçambicana

Ontem abateu-se uma grande tragédia na lixeira de Hulene; oficialmente já vai em 17 mortos, mas no terreno fala-se em 25 mortos e ainda corpos soterrados… estive lá de manhã… imagens chocantes e marcantes… não me sinto bem…
Foi uma chuva muito forte e intensa, em remoinho, que fez cair o lixo que se encontra à altura de uma casa de 3 andares que fez cair lixo, lama e água sobre as casas e muita desta gente morreu dentro de casa, outra gente a fugir… há pelo menos um bebe de pouco mais de um mês que morreu e duas crianças… e gente conhecida… 
Uma tragédia adiada por várias vezes; desde 2012 que se vai alertando para esta possibilidade, mas LITERALMENTE nada… 
Claro, agora estou rodeado de pedidos de emergência e não sou capaz… dar comida, água, roupa, apoio espiritual e psicológico e algum acompanhamento farei… mas estou limitado; francamente estou “em baixo”… nem sei se conseguirei dormir esta noite… 
Venho pedir-vos um pequeno apoio: Pode ser que de imediato me possam libertar um pequeno fundo (se é que têm) para apoiar sobreviventes das casas que se perderam e sobretudo mulheres e crianças… a escolinha de Hulene B é ali ao lado… vamos ver o que consigo fazer, mas será pouco… vou organizar-me com as irmãs de Calcutá….
P. Anastácio Jorge, Maputo

Comentários

Mensagens populares