VISEU Ano Missionário: Bispo de Viseu convocou a diocese para «o verdadeiro espírito e ardor missionário»


VISEU

Ano Missionário: Bispo de Viseu convocou a diocese para «o verdadeiro espírito e ardor missionário»

D. António Luciano espera que todos os batizados sejam «verdadeiramente missionários»
Foto Diocese de Viseu, Tomada de posse
de D. António Luciano

Viseu, 02 out 2018 (Ecclesia) – O bispo de Viseu publicou uma Nota Pastoral sobre o Ano Missionário onde convoca a diocese para “o verdadeiro espírito e ardor missionário”.
“Convoco a Igreja de Viseu com todas as suas forças e experiências a despertar na família o verdadeiro espírito e ardor missionário, prestando uma atenção especial aos jovens”, escreve D. António Luciano no documento enviado à Agência ECCLESIA.
“Nós temos isso no nosso sangue. Por isso não podemos descurar o aspeto da missão”.
A Conferência Episcopal Portuguesa promoveu a realização de um Ano Missionário em todas as dioceses do país, de outubro de 2018 a outubro de 2019, no seguimento do pedido Papa Francisco, dirigido a toda a Igreja Católica, para assinalar um “mês missionário extraordinário”, em outubro de 2019.
Para o bispo de Viseu, o Ano Missionário deve ser “um tempo forte de oração, formação e dinamização dos núcleos missionários nas nossas paróquias”.
“Espero que à luz do ensinamento da “Evangelii Gaudium”, possamos todos entender melhor que a pastoral da Igreja deve ser verdadeiramente missionária”, sublinha.
D. António Luciano pede à Igreja de Viseu que acompanhe o Sínodo dos Jovens, que decorre no Vaticano entre os dias 3 e 28 de outubro, refletindo sobre o tema nas “catequeses e espaços de formação” e contribuindo para “despertar o crescimento de novas vocações sacerdotais, missionárias, religiosas e laicais”.
“Peço de modo particular que nos sirvamos do material que nos foi proposto e distribuído pelo Secretariado das Missões para que a formação missionária, a oração pelas “Missões Ad Gentes”, as vigílias de orações pelas missões, os peditórios e outras formas de cooperação missionária se tornem visíveis nas nossas comunidades e façam da nossa pastoral verdadeiramente missionária”, acrescentou.
“Que o Ano Missionário motive todos os batizados para sermos verdadeiramente missionários alegres e felizes tornando a missão da Igreja mais bela, atuante e acolhedora”, concluiu D. António Luciano.
Em maio deste ano, a Conferência Episcopal Portuguesa publicou a Nota Pastoral‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, onde apresenta os objetivos e as propostas para o Ano Missionário.
PR

Comentários

Mensagens populares