BANGLADESH Os povos tribais enfrentam constante ameaça no trabalho das terras


Muitos povos tribais não têm documentação legal comprovando a propriedade da terra. Imagem: Stephan Uttom

repórteres ucanews.com, Thakurgaon e Dhaka Bangladesh

Dandu Murmu, adiarista Santal tribal, vive com sua esposa e três filhos   num barraco em ruínas no distrito Thakurgaon, no norte de Bangladesh.
Apesar de suas maneiras suaves, vem enfrentando acusações criminais de roubo, violência e trabalho de terras por cerca de quatro anos.
Mais de uma década atrás, o pai de Dandu emprestado 3.500 taka (EUA US $ 45) a partir de Irmãos Muçulmanos Muhammad Hafizul e Khorshed, oferecendo 1.300 sq.ms de terra como garantia. Dandu insiste que uma promessa verbal foi feita de que a terra seria devolvida mediante o pagamento da dívida.
"Eu guardei o dinheiro para libertar a terra", diz ele. "Mas os muçulmanos alegaram que tinha comprado ao meu pai. Eles me espancaram e me expulsaram ".
Os irmãos, em seguida, abriram um processo contra Dandu e ele foi preso. Após duas semanas de prisão, foi libertado sob fiança. Mas a propriedade da terra, que Dandu precisa plantar, ainda continua por resolver.
Dandu afirma ter documentos que comprovem a sua propriedade e diz que os irmãos ainda têm de mostrar as suas. "Eles alargam o prazo para a apresentação dos seus documentos de tempos em tempos, a fim de prolongar o caso", diz Dandu, que já gastou mais de 25 mil taka (EUA $ 321) no caso, o dinheiro que ele pode se dar ao luxo.
Mas um dos irmãos, Mohammad Hafizul, adere a sua história. "Nós não ocupamos  a terra, nós o compramos", diz ele. Ele acrescenta que "vamos apresentar nosso documento de compra de terras para o tribunal em breve", embora tenha se recusado a mostrá-lo a ucanews.com.  
 Disputas de terras  longas como esta são muito comuns no norte do Bangladesh, região onde 1,6 milhão de tribos étnicas vivem inquietas  entre o povo bengali de maioria muçulmana.
A maioria das tribos migraram para a região durante o domínio britânico para trabalhar como trabalhadores ferroviários e trabalhadores agrícolas. O domínio britânico deu-lhes terra para viver e cultivar, mas principalmente com nada mais do que a permissão verbal. Essa alocação sem papel levou a muitos dos conflitos actuais.
"Os povos tribais são em sua maioria analfabetos e sabem pouco sobre questões de terra. Eles podem ter possuído a terra por gerações, mas muitos deles não têm documentos ", diz Rabindranath Soren, presidente da National Adivasi Parishad, um órgão de direitos tribal" Os emprestadores de dinheiro e grileiros tiram vantagem de sua ignorância. "
Soren estima que cada tribal na região que tem alguma terra está constantemente sob ameaça de grileiros. O advogado Imran Chowdhury afirma que o número real não está longe da estimativa de Soren.
"Cerca de 10 mil pessoas tribais migraram para outros municípios e estados indianos, devido a ataques de grileiros", diz ele. "Os povos tribais muitas vezes não conseguem recuperar a sua terra porque não tem dinheiro ou poder."
Omecretário local do partido Liga Awami e filho-de-lei de um ministro do governo, é acusado de 15 crimes de grilagem de terras. Ele nega veementemente todas as acusações.
"Eu não tenho ninguém ocupado de terra, muito menos terras pertencentes aos povos tribais. Estas são falsas alegações para manchar minha imagem e carreira política ", diz ele.

Um funcionário do governo em Thakurgaon diz que o governo está solidário com os povos tribais, mas pouco pode fazer. "Grileiros são pessoas influentes", diz ele. "Eles têm dinheiro e muitas vezes o apoio de partidos políticos. É muito difícil para nós irmos fortemente contra eles. "

Comentários

Mensagens populares