FILIPINAS Grupo Mindanao ganha prêmio da paz


Grupo inter-religioso reconhecido por criar harmonia

 
O Movimento Diálogo Silsilah trabalha com as
comunidades cristã e muçulmana

Um movimento de paz inter-religioso no conturbado Mindanao ganhou o prestigioso Prêmio da Paz, um prêmio japonês anteriormente dado ao fundador da Microsoft Bill Gates e ex-presidente da Costa Rica.
O Movimento Diálogo Silsilah, fundado pelo missionário italiano padre Sebastiano D'Ambra em Zamboanga City, criou formação e outros projectos para promover a paz entre cristãos e muçulmanos em insurreição  em Mindanao desde 1984.
"Os esforços dedicados dos membros do movimento não só avançou no processo para uma paz duradoura em suas comunidades, mas têm inspirado muitas pessoas ao redor do mundo, com um exemplo de um verdadeiro diálogo com base na espiritualidade," disse o corpo numa declaração.
D'Ambra disse que o prémio é "reconhecimento" pelos esforços concertados da organização para ajudar a acabar com a colcha de retalhos de conflitos no sul da ilha de Mindanao, Filipinas, envolvendo rebeldes islâmicos e comunistas ao longo dos últimos 30 anos.
Começou com um grupo de amigos muçulmanos e cristãos. D'Ambra viu o movimento crescer rapidamente suas actividades de construção da paz e do diálogo. Ela também está envolvida na agricultura sustentável, defesa do meio ambiente e da saúde holística.
Silsilah, uma palavra árabe que significa "corrente" ou "link," implica "ligação quer espiritual da humanidade como criado pelo mesmo Deus", disse D'Ambra.
A organização vai receber o prémio numa cerimónia a ser realizada durante este ano no Goi Peace Foundation Forum, em Tóquio, em novembro.UCANEWS  Manila 28 de junho de 2013

Comentários

Mensagens populares