SIRIA Ban-ki-Moon pede tréguas no Ramadã

Mais de 90 mil morreram em dois anos de hostilidades
Ban-ki-Moon
<p> Imagem: Abo Al-Nur Sadk / AFP </ p>




Imagem: Abo Al-Nur Sadk / AFPLouis Charbonneau por Reuters / Christian Science I


Ban Ki-moon, Secretário geral da ONU, pediu nesta segunda-feira  9 de julho a forças leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad e combatentes rebeldes na Síria para acabar com suas armas durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã.
Num comunicado, Ban disse que o Ramadã é um dos quatro meses no calendário islâmico, durante o qual a luta é suposto cessar.
"Pelo bem do povo sírio, portanto, eu gostaria de chamar a todas as partes na Síria a respeitar esta obrigação religiosa para, pelo menos, no mínimo, um mês", disse Ban na véspera do Ramadã, que começa na terça-feira - dia 9 .
"Estou ligando para cada unidade militar do exército regular e o Exército Sírio Livre, para qualquer pessoa que tenha uma arma para parar de lutar e oferecer neste mês de paz como um presente colecitvo para o seu povo - e fazê-lo em toda a Síria", disse ele.
Por mais de dois anos, as forças de Assad e os rebeldes determinados a derrubá-lo foram trancados num conflito que se transformou numa guerra civil cada vez mais sectária. As Nações Unidas estimam que pelo menos 90 mil pessoas morreram desde que a revolta começou em março de 2011.

Comentários

Mensagens populares