JAPÃO Alma judaica, mente grega, Romano, corpo

J
APÃO   Alma judaica, mente grega, Romano, corpo

Crise de identidade eurocêntrica da Igreja
Fr William Grimm, Tóquio

O PAPA Francisco Papa nomeou oito cardeais para ajudá-lo a reorganizar a administração do Vaticano. Um deles é o arcebispo de Sydney, na Austrália, George Pell. Muitos pensam que ele foi escolhido simplesmente porque ele é apenas o Cardeal na Oceania e parece que o Papa queria um de cada região continental.
Quando interrogado numa entrevista publicada no diário italiano La Stampa que poderia ser duas ou três das principais reformas que precisa do Vaticano, o Cardeal Pell respondeu que um aumento no número de digitadores na Cúria seria um exemplo desse tipo de mudança.
O fim de semana após a entrevista de sua Eminência, meios de comunicação internacionais relatam que um Monsehor trabalhando no Banco do Vaticano havia sido detido pelas autoridades italianas, por suposto envolvimento em lavagem de dinheiro. Assim, pode haver problemas maiores em Roma, do que uma escassez de datilógrafos capazes.
Seja como for, se o Papa é o conteúdo apenas para ter um octeto de operações a lidar com problemas frontasi, no escritório central, ele vai perder a chance de enfrentar algumas das questões que desafiam a Igreja Católica.
Simplificando, a Igreja Católica não é católica. Como o estudioso de religiões Huston Smith uma vez observou. "A Igreja é composta por uma alma judaica, uma mente grega e um corpo romano demasiado ligados a uma cultura  universal."
A Igreja não era tão limitada. Nos primeiros cinco ou seis séculos da vida da Igreja, várias maneiras de ser cristão surgiram em diferentes culturas. Muitas dessas formas sobrevivem até hoje em diferentes ritos da Igreja Católica (incluindo o rito latino) e os ortodoxos e outras igrejas "Orientais". Um argumento pode ser igualmente que os outros "ritos" surgiram nessa parte do cristianismo, nascida da reforma.
Mas, na Igreja Católica, excepto o que é conhecido como o uso de zairense (modificado Roman Rite massa) na África Ocidental desde a década de 1970, não houve nenhumas expressões significativamente básicas da adoração e vida dos católicos desde os períodos clássico e Alta Idade Média. Que as únicas pessoas que realmente sabiam como adorar e como organizar suas comunidades todos vivem 1.500 anos atrás ou antes?
Alguns elementos dessas formas antigas, como a confiança nos sínodos para direcionar a missão da Igreja nas igrejas ortodoxas e ritos católicos orientais, são mais agradáveis para muitas culturas modernas do que o modelo imperial centralizado do Roman Rite. Mas mesmo os ritos não conseguem falar com o coração da grande maioria da humanidade.
Simplificando, apesar que fãs do Roma, Kiev, Constantinopla, Antioquia, Alexandria, ou em outro lugar talvez queira ser o caso, o sexto século terminou. A eleição de um Papa de um continente que era desconhecido ao "velho mundo" neste século deve fazer esse facto óbvio.
Dos 10 países com a maior população de católicos, apenas três estão na Europa; o resto está em África (República Democrática do Congo), América (Brasil, México, Estados Unidos, Colômbia e Argentina) e Ásia (Filipinas). O maior, Brasil, tem mais católicos do que os três países europeus (Itália, França e Espanha) combinados. No entanto, apesar de apenas 24 por cento dos católicos do mundo viver na Europa, até agora no século 21st são esperados para adorar, acreditar e encontrar Cristo como europeus do sexto século. É de admirar que o crescimento explosivo do evangelicalismo está ocorrendo nas regiões em grande parte católicas?
Os latinizado com más traduções da liturgia infligido ao longo dos últimos anos em todo o mundo são exactamente o tipo de falha de imaginação e de fé mesmo que deva ser superada se a Igreja Católica deve ser verdadeiramente Católica. (A versão "English", por sinal, foi perpetrada por uma Comissão liderada pelo Cardeal Pell.)
A curta duração para liturgias verdadeiramente indígenas e uma organização colegial da Igreja que começou no Concílio Vaticano II, mas foi abortada quase imediatamente devem ser retomados. Na verdade, tem de se tornar mais radical no sentido literal de lidar com as raízes.
Embora actualmente existam mais de 20 ritos da Igreja Católica, muitos católicos perguntam se poderiam dizer há apenas dois: órgão e guitarra, nem de que, é claro, é um rito real.
Por que não há nenhuma política da Igreja no Ocidente que encarna o ideal ocidental (muitas vezes imperfeitamente realizado) regra democraticamente promulgada lei? Por que tem teologia na Ásia dependem filosofia grega pagã, ao invés de maneiras Hindu ou budista do pensamento? Por que deve a celebração da Eucaristia em toda parte consistem em rituais decorrentes de uso antigo Tribunal Europeu da real e imperial?
Por outras palavras, por que não temos 40, 50 ou mais ritos que permitam que mais de 1 bilhão de católicos proclamem e louvem a Deus de forma a mostrar ao mundo que Jesus Cristo é verdadeiramente Emanuel, Deus conosco aqui, hoje?
Não há razão para esperar que tal mudança esteja chegando. Numa homilia no mesmo fim de semana depois Cardeal Pell chamado para uma piscina de steno melhorada e funcionários italianos chamados para detenção de um padre, o Papa Francisco disse, "vamos avançar no caminho da sinodalidade e crescer em harmonia com o serviço da primazia."
Se as igrejas locais em todo o mundo assim que receberm uma palavra real em como se move a Igreja Mundial, novas formas de vida para as igrejas locais podem ser muito atrás?
Fr William Grimm MM, com sede em Tóquio, é o editor de ucanews.com  UCANEWS 1 de julho de 2013

Comentários

Mensagens populares