Brasil: Papa aponta renovação e diálogo como prioridades da Igreja na América Latina

Brasil: Papa aponta renovação e diálogo como prioridades da Igreja na América Latina

Francisco alerta para riscos de transformar mensagem cristã numa «ideologia»

CTV
Rio de Janeiro, Brasil, 28 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje no Rio de Janeiro com a comissão de coordenação do Conselho Episcopal da América Latina e Caraíbas (Celam), para destacar a necessidade de “renovação interna” da Igreja e “diálogo com o mundo actual”.
“A resposta às questões existenciais do homem de hoje, especialmente das novas gerações, atendendo à sua linguagem, envolve uma mudança fecunda que devemos realizar com a ajuda do Evangelho, do Magistério e da Doutrina Social da Igreja”, disse, num dos últimos atos oficiais da viagem ao Brasil, que se conclui ao final da tarde.
Perante representantes das 22 Conferências Episcopais da América Latina e Caraíbas, o Papa aludiu ao legado a V Conferência Geral do Celam, que decorreu em 2007 na cidade brasileira de Aparecida, elogiando a dinâmica de reforma das estruturas eclesiais.
“A ‘mudança de estruturas’ (de caducas a novas) não é fruto de um estudo de organização do organograma funcional eclesiástico, de que resultaria uma reorganização estática, mas é consequência da dinâmica da missão”, precisou.
Segundo o Papa, nesta “mudança de época” o trabalho do clero deve ser “mais pastoral que administrativo” e tem de abrir espaço à “participação laical na consulta, organização e planeamento pastoral” para enfrentar desafios como as “tribos urbanas”.
Francisco elencou, depois, um conjunto de atitudes que, do seu ponto de vista, “configuram uma Igreja ‘tentada’", como a “ideologização da mensagem evangélica”.
Numa referência indirecta à chamada ‘Teologia da Libertação’, o Papa criticou o “reducionismo socializante” como “uma pretensão interpretativa” do catolicismo com base numa hermenêutica “de acordo com as ciências sociais” que engloba “os campos mais variados, desde o liberalismo de mercado até à categorização marxista”.
Francisco alertou ainda para uma “hermenêutica elitista que, em última análise, reduz o ‘encontro com Jesus Cristo’ e seu sucessivo desenvolvimento a uma dinâmica de autoconhecimento”, que ligou à “proposta gnóstica”.
O Papa retomou algumas das advertências que tem deixado nas suas homilias matinais no Vaticano sobre os perigos do “funcionalismo” ou do “clericalismo” e a importância do encontro com as “periferias” para “curar as feridas” de pessoas que saíram da Igreja.
“Há pastorais posicionadas com tal dose de distância que são incapazes de conseguir o encontro: encontro com Jesus Cristo, encontro com os irmãos”, observou, apelando à valorização da “revolução da ternura".
Em conclusão, Francisco deixou conselhos sobre a qualidade das homilias e desejou que os bispos sejam “pastores, próximos das pessoas, pais e irmãos, com grande mansidão, pacientes e misericordiosos

Comentários

Mensagens populares