FILIPINAS Saturação de base rebelde comunista das Filipinas


Filipinas: Oito mortos em confronto armado com militares

Uma patrulha militar das Filipinas (imagens de arquivo:
 Richele Umel/AFP)
Pelo menos oito rebeldes comunistas, incluindo duas mulheres foram mortos na quarta-feira em que as forças do governo tomaram a principal base do exército na insurgente novas pessoas (NPA) no sul da província de Sorsognon.
O golpe mais recente para o NPA minguada veio em meio de chamadas de Igreja e grupos da sociedade civil para os dois lados a retomar negociações de paz em uma tentativa de acabar com um conflito que continuou por quatro décadas.
"Agora é a hora para o NPA considerar sua posição. Este infeliz incidente não teria acontecido se seus camaradas tivessem escolhido o caminho certo e não-violento ao ar sua greivances,"o tenente-coronel Medel Aguilar, porta-voz da 9ª divisão de infantaria do exército, disse na quinta-feira.
Conversações de paz tm sido avançadas por quase dois anos com os rebeldes, exigindo a libertação dos seus consultores no processo e o governo dizendo que só retornará as negociações se deixarem todos os ataques insurgentes.
Bispo Deogracias Iniguez de Kalookan em Manila disse o impasse nas negociações de paz "mostra a gravidade dos problemas que temos de olhar mais de perto antes de conseguirmos a paz verdadeira em nosso país."
Entre os vários grupos de rebeldes que operam nas Filipinas, a insurgência NPA provou mais difíceis de tratar nos últimos anos como as negociações com outros grupos têm progredido.
Apesar da diminuição do número, a ANP mantém considerável influência em áreas rurais pobres em todas as Filipinas, onde recebem apoio material e moral de uma população que sofreu o brunt do gap de pobreza do país.
O militar estimou que os rebeldes têm apenas cerca de 4.000 homens armados sob seu comando em comparação com mais de 26.000 em seu pico há 30 anos. ucanews.com repórter, Manila 4 de julho de 2013


Comentários

Mensagens populares