VATICANO Papa publica primeira encíclica com marca de Bento XVI




VATICANO

Papa publica primeira encíclica com marca de Bento XVI

Publicado hoje às 11:37


O Papa Francisco publicou hoje a primeira encíclica, "Lumen fidei" (Luz da Fé), assumindo o trabalho iniciado por Bento XVI para a conclusão da trilogia sobre as virtudes teologias (fé, esperança e caridade).






Papa Francisco
«Estas considerações sobre a fé - em continuidade com tudo o que o magistério da Igreja pronunciou acerca desta virtude teologal - pretendem juntar-se a tudo aquilo que Bento XVI escreveu nas cartas encíclicas sobre a caridade e a esperança», sublinha o atual Papa, no documento divulgado pela Santa Sé.
Francisco assinala que o Bento XVI «tinha quase concluído um primeiro esboço desta carta encíclica sobre a fé. Estou-lhe profundamente agradecido e, na fraternidade de Cristo, assumo o seu precioso trabalho», refere.
De acordo com o Papa, «fé, esperança e caridade constituem, numa interligação admirável, o dinamismo da vida cristã rumo à plena comunhão com Deus».
«Unida à fé e à caridade, a esperança projeta-nos para um futuro certo, que se coloca numa perspetiva diferente relativamente às propostas ilusórias dos ídolos do mundo, mas que dá novo impulso e nova força à vida de todos os dias», assinala.
Bento XVI publicou em janeiro de 2006 a "Deus caritas est" (Deus é amor). A segunda parte da trilogia, "Spe salvi" (Salvos na esperança) foi assinada em 2007.
A palavra "encíclica" vem do grego e significa "circular", carta que o Papa enviava às Igrejas em comunhão com Roma. Esta forma de magistério nasceu com Bento XIV (1740-1758) e Francisco assinou a 29 de junho a 297ª encíclica na história da Igreja, dada a conhecer esta sexta-feira. TSF 01.JULHO 2013 ÀS 11:37

Comentários

Mensagens populares