BANGLADESH DROGAS: Bangladesh planeja pena de morte para traficantes de drogas


BANGLADESH
DROGAS: Bangladesh planeja pena de morte para traficantes de drogas
Ativistas de direitos e autoridades da Igreja dizem que a pena capital não fará nada para impedir o crescente problema de narcóticos do país


A polícia deteve supostos traficantes de drogas 
durante um ataque em Daca, em 20 de junho. A repressão de Bangladesh levou cerca de 160 
supostos traficantes de drogas mortos desde 15 
de maio. (Foto da ucanews.com) Stephan Uttom e Rock Ronald Rozario, Dhaka Bangladesh 25 de Junho de 2018


As autoridades de Bangladesh planejam introduzir a pena de morte para traficantes de drogas e seus patronos, provocando oposição de ativistas de direitos e autoridades da igreja.
A primeira-ministra Sheikh Hasina, da Liga Awami,  disse no parlamento em 20 de junho que seu governo está elaborando uma lei mais rígida para conter a ameaça dos narcóticos.
A Lei de Narcóticos de 2018 tem como objetivo tomar medidas firmes contra não apenas contra os traficantes de drogas, mas também contra os patrões do comércio de drogas, sindicatos de drogas e padrinhos, disse ela ao United News of Bangladesh em 21 de junho.
Na falta de espaço suficiente para tomar medidas punitivas contra aqueles de quem as drogas não são recuperadas, "os cérebros do tráfico de drogas escapam facilmente", disse o premiê em defesa da pena de morte.
O anúncio ocorre em meio a uma repressão às drogas no Bangladesh.
De 15 de maio a 21 de junho, cerca de 160 pessoas, a maioria acusadas de traficar drogas, foram mortas no "fogo cruzado" policial - um eufemismo comum para tiroteios arbitrários em Bangladesh, de acordo com relatos da mídia. A polícia também prendeu 20.767 pessoas e registrou 15.333 casos relacionados ao tráfico de drogas.
Segundo a polícia, 106.436 casos foram registrados contra 132.883 traficantes em 2017.
Padre Albert Thomas Rozario , convocador da Comissão de Justiça e Paz na Arquidiocese de Daca, acolheu uma lei mais rigorosa, mas se opôs à pena de morte.
"A prisão perpétua seria aceitável. Temos leis suficientes, que não são devidamente aplicadas, portanto os autores intelectuais sempre exploram as brechas legais para evitar ações legais. Assassinatos de drogas e a pena de morte não podem fazer nada contra a ameaça das drogas se não pudermos garantir estrita aplicação da lei ", disse o padre Rozario, advogado da Suprema Corte, a ucanews.com.
O padre alegou que a "política suja" está envolvida em assassinatos por drogas e na pena de morte, já que nenhum padrinho foi levado a livro.
Ele disse que a repressão dá a impressão de que está sendo feita para ganhar popularidade antes das eleições nacionais e para combater a dissidência ea oposição.
Nasiruddin Elan, um ativista de direitos e ex-secretário de Odhikar , um grupo de direitos baseado em Dhaka, expressou sentimentos semelhantes.
"Não há dúvida de que a ameaça às drogas é um grande problema e o governo tem o direito de tomar medidas para enfrentá-la. No entanto, não podemos aceitar violações de direitos, mortes arbitrárias e também a pena de morte em nome de uma repressão". disse ucanews.com.
"Não vimos nenhum peixe grande apanhado na rede antidrogas, apenas peixes pequenos. Há alegações de que os agentes da lei também estão envolvidos no tráfico de drogas. Assassinatos de drogas e leis estritas são apenas" eyewash ", e eles não trarão descanso. a longo prazo." ucanews

Comentários

Mensagens populares