VATICANO Papa vai receber Emmanuel Macron


VATICANO
Papa vai receber Emmanuel Macron
Jun 25, 2018 - 14:58
Presidente francês toma posse do título de proto-cónego de honra do Capítulo da Basílica de São João de Latrão, em Roma

Pelas 14h30 locais, Macron vai tomar posse do título de proto-cónego de honra do Capítulo da Basílica de São João de Latrão, em Roma, algo que não aconteceu com o seu predecessor, François Hollande.
A basílica papal e a França têm uma ligação que remonta ao século XV, quando o rei Luís XI doou a São João de Latrão a abadia de Clairac e os seus rendimentos, decisão confirmada por Henrique IV em 1604; em contrapartida, foi conferido ao chefe de Estado francês o título de “primeiro e único cónego honorário” (premier et unique chanoine d’honneur).
Anualmente, celebra-se em São João de Latrão uma Missa pelo bem e a prosperidade da França (Pro felici ac prospero statu Galliæ) a 13 de dezembro, dia do nascimento de Henrique IV.
Após a eleição de Macron, o Papa felicitou o novo presidente da França, desejando respeito pela “grande diversidade” do seu país, bem como pela “sua herança espiritual marcada pela tradição cristã”.
A 18 de agosto de 2016, Francisco recebeu em privado o então presidente francês, François Hollande, numa audiência privada marcada pelo assassinato do padre Jacques Hamel, às mãos de dois homens armados com facas que entraram durante a celebração da Missa na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, nos arredores de Rouen. OC|Ecclesia

Comentários

Mensagens populares