LONDRES DEVOÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM LONDRES Por Eugénio Perregil


LONDRES
DEVOÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM LONDRES
Por Eugénio Perregil




EUGENIO PERREGIL
Presidente do Cedecs





DEVOÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM LONDRES
Opinião | 29/05/2018 08:25

As ilhas da Madeira e dos Açores são designadas as ilhas do Divino Espírito Santo.
Os emigrantes mantêm uma grande devoção no Divino Espírito Santo, e organizam festas nos países de acolhimento. Assim acontece no Reino Unido em duas grandes comunidades católicas: a do Scalibrini Fathers, no centro de Londres, e na periferia, mais precisamente na cidade de Crawley. Note-se que, aqui, em Londres, a celebração do Divino Espírito Santo ocorre sempre no último domingo de maio, e este ano não foi exceção.
No entanto, notam-se algumas ligeiras diferenças na realização da festa entre as duas comunidades. Na comunidade do Scalibrini Fathers, a tradição do Divino Espírito Santo segue a da freguesia da Camacha na Madeira, onde se realizam os cortejos e a coroação do “Imperador”. É o “Imperador” que fica responsável pela organização da festa. Este ano o “Imperador” foi um camacheiro, José Manuel Sousa, que é o atual presidente do Centro Cultural Português de Londres, que, desta forma, realizou um desejo de há anos.
A festa começou com um jantar no sábado dia 26, no salão paroquial, com mais de trezentos convidados e elementos daquela comunidade católica que animam os diversos setores da pastoral durante o ano inteiro. Depois, no domingo 27 de maio, realizou-se um cortejo de oferendas antes da missa, e de seguida, a celebração da missa. E, no fim, a tradicional bênção do pão.
Já na comunidade católica de Crawley, a tradição é ligeiramente diferente. Não prevê a coroação do “Imperador”, mas conta com quatro festeiros que organizam a festa da visita do Divino Espírito Santo durante vários domingos depois a Páscoa. Esta comunidade tem recebido vários pedidos para realizar a visita do Divino Espírito Santo noutras zonas do Reino Unido, e neste momento já abrange quase toda a parte sul de Londres.
Como se pode constatar, os emigrantes têm uma especial devoção ao Divino Espírito Santo, e no passado fim de semana, ela culminou com as grandiosas festas em louvor do Divino Espírito Santo com as saloias, os tocadores, as bandeiras, a bênção do pão e, por fim, um arraial típico madeirense, onde não faltou os comes e bebes, a tradicional espetada e o bolo do caco; sendo estas manifestações festivas uma forma de consolidar laços e confraternizar entre amigos e conhecidos, bem como um modo de valorizar as tradições religiosas madeirenses.
Este ano, contou-se pela primeira vez nesta festa com a visita do presidente da Câmara de Crawley, o português Carlos Castro, e o presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque. Foi com entusiasmo e alegria que os emigrantes os receberam e com eles conviveram e a animação foi a cargo dos artistas: Álvaro Florença, Miro Freitas, Mara Silva, Trio Saudade, SD Brothers e do rancho folclórico “Raízes Lusitanas”.
É graças a esta comunidade portuguesa católica, educada e alimentada espiritualmente, com a sabedoria do seu pastor, Giodomenico Zillioto, que se tem trilhado aqui um caminho e uma vivência da fé na partilha, no encontro e na celebração.
Saliente-se o papel que a comunidade portuguesa católica tem vindo a desempenhar, e que é de extrema importância nos diversos quadrantes para os emigrantes, quer na comunidade do centro de Londres, quer na comunidade de Crawley.
Agora vivemos na esperança, e por isso esperemos pelas novas festas, pelos novos convívios, pelos novos encontros de partilha durante este restante ano afim de, para ano, podermos celebrar novamente o Divino Espírito Santo

Comentários

Mensagens populares