VIETNAME Vietnam persegue padre dissidente de viajar para o exterior


Vietnam persegue padre dissidente de viajar para o exterior
Pastor parou no aeroporto depois de falar com representantes da União Europeia sobre a perseguição religiosa
 padre Joseph Nguyen Duy Tan, pastor da paróquia Tho Hoa,
na província de Dong Nai, 
Um padre que é conhecido por falar contra o governo comunista do Vietnã foi proibido de deixar o país


Em 11 de junho, o padre Joseph Nguyen Duy Tan, pastor da paróquia Tho Hoa, na província de Dong Nai, foi detido no Aeroporto Internacional Tan Son Nhat por agentes de segurança pública na cidade de Ho Chi Minh. 
Oficiais do aeroporto disseram em um documento que o padre Tan "ainda não foi autorizado a viajar para o exterior a pedido do Departamento de Segurança Pública da província de Dong Nai". Eles não deram mais detalhes.
Eles também pediram ao padre para entrar em contato com o departamento para lidar com o caso.
Padre Tan, 40 e 25 outros padres da Diocese de Xuan Loc deveriam voar para a Malásia. Os outros padres não foram banidos.
Em sua queixa à embaixada alemã em Hanói e ao Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o padre Tan acusou o governo de violar arbitrariamente seus direitos humanos. 
"Eu duvidava que a razão pudesse resultar da minha conversa com representantes da União Européia em uma reunião em um pagode em 16 de maio", disse Padre Tan.
Membros do Conselho Inter-religioso do Vietnã, incluindo o padre Tan, apresentaram exemplos de perseguição religiosa por autoridades governamentais e policiais a diplomatas da Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Holanda e União Européia no Giac Hoa Pagoda na cidade de Ho Chi Minh.
O padre Tan disse aos diplomatas que todas as organizações religiosas têm que solicitar às autoridades governamentais permissões para suas atividades, até mesmo construindo um banheiro ou uma cerca.
"A estrutura de pedir e conceder fortalece o abuso de poder pelas autoridades para intervir nos assuntos internos das religiões", disse ele.
O padre Tan usa a mídia social para se manifestar contra as políticas econômicas e sociais do governo, a corrupção e a repressão aos ativistas. Ele pediu às pessoas que derrubem o governo comunista e boicotem as eleições nacionais  ucanews
.

Comentários

Mensagens populares