ONU s Nações Unidas e o Crescente Vermelho na Síria anunciaram a entrega de ajuda humanitária urgente a 51 mil pessoas





SÍRIA (onu)
Unicef/ Delil Souleiman
As Nações Unidas continuam pedindo um acesso humanitário seguro, sustentado e desimpedido na Síria.
14 junho 2018
ONU s Nações Unidas e o Crescente Vermelho na Síria
anunciaram a entrega de ajuda humanitária urgente a 51 mil pessoas 












Ação para a Síria é coordenada com Crescente Vermelho; continua apelo por maior acesso humanitário; reuniões juntam várias partes do processo a partir da próxima semana, em Genebra.
As Nações Unidas e o Crescente Vermelho na Síria anunciaram a entrega de ajuda humanitária urgente a 51 mil pessoas nas áreas de Yalda, Babila e Beit Sahem, no sul da capital Damasco.
Os abastecimentos incluem artigos de alimentos, saúde e nutrição além de bens essenciais.
Necessitados
Foi a 5 de junho que as áreas receberam o último lote de auxílio dado pela Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa. Nessa altura, 3,5 mil necessitados receberam apoio.
As Nações Unidas continuam pedindo um acesso humanitário seguro, sustentado e desimpedido a todos os que precisam como dita o Direito Internacional Humanitário.
Consultas
Em relação ao diálogo sobre a Síria, o enviado especial do secretário-geral da ONU para a Síria disse esta quinta-feira que decorrem consultas na região como parte dos intensos esforços para facilitar um caminho para o processo de paz no país árabe, tal como prevê o mandato do Conselho de Segurança.
Staffan de Mistura contou a jornalistas, em Genebra, que se reuniu com representantes iranianos, turcos e russos sobre o tema numa série de encontros recentes.

Enviado especial do secretário-geral para a Síria, Staffan de Mistura, by ONU/Manuel Elias
Iniciativa
Ele falou de uma reunião com autoridades russas, turcas e iranianas no começo da próxima semana em Genebra, que será seguida de uma iniciativa com o chamado pequeno grupo de países.
O enviado disse que está convidado funcionários de alto nível da França, da Alemanha, da Jordânia, da Arábia Saudita, do Reino Unido, e dos Estados Unidos. A reunião deverá discutir temas como o apoio aos esforços da ONU e a formação de um comitê constitucional sírio em 25 de junho.
Representantes
De Mistura destacou, entretanto, que não espera um grande avanço nessas reuniões.
Nos últimos dias, ele fez contatos com alguns países da Liga Árabe e com representantes do governo sírio e da oposição em vários locais.
Em janeiro, um a conferência na cidade russa de Sochi concordou em criar um comitê constitucional sobre a Síria. O enviado disse que recentemente, o Governo da Síria apresentou uma lista de 50 candidatos ao órgão. Apresentação: Daniela Gross.  ONU News/nnnews

Comentários

Mensagens populares