Juventude OS JOVENS E O FUTURO


Juventude
OS JOVENS E O FUTURO
No ano 2000, na homilia de encerramento do XV DMJ, em Roma, perante cerca de dois milhões e seiscentos mil jovens João Paulo II manifestou mais uma vez seu grande carinho para com os jovens e grande compreensão para com os seus problemas. Um carinho repassado por uma confiança e a necessidade imperiosa de um compromisso dinâmico em ordem a um mundo que se quer novo.
É preciso sonhar coisas grandes e assumi-las. «Por favor, não deixeis para outros o ser protagonistas da mudança! Vós sois aqueles que têm o futuro! Vocês… Através de vós, entra o futuro no mundo. Também a vós, eu peço para serdes protagonistas desta mudança. Continuai a vencer a apatia, dando uma resposta cristã às inquietações sociais e políticas que estão surgindo em várias partes do mundo. Peço-vos para serdes construtores dum mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não olheis a vida da varanda, entrai nela.»  (25/7/2013, JMJ, Rio de Janeiro)
Francisco admite que existe uma “perplexidade” face às decisões sobre o futuro, falando num mede “de fundo”, que é o de “não ser amados”.
O texto refere-se também à “precariedade” do trabalho, que condiciona os “sonhos” dos jovens, tanto crentes como não-crentes.
E  alude ainda à necessidade de discernir a própria vocação como um “chamamento do Alto”.

Comentários

Mensagens populares