VIETNAME Católicos feridos como policiais reprimem protestos no Vietnam


VIETNAME
Católicos feridos como policiais reprimem protestos no Vietnam
Cerca de 200 manifestantes pacíficos foram agredidos em Ho Chi Minh City


Milhares de católicos na província de Ha Tinh, no Vietnã, demonstram em 17 de junho os planos de desenvolvimento econômico e uma nova lei de segurança cibernética. 
(Foto cortesia de Mai Nhat Chi)repórter da ucanews.com, 
Hanói Vietnã 19 de junho de 2018  ucanews



Os católicos foram apanhados em uma repressão policial que visava suprimir a oposição a um plano de desenvolvimento econômico especial proposto e a aprovação de uma controversa lei de segurança cibernética.
Na cidade de Ho Chi Minh, ativistas estimam que cerca de 200 manifestantes, muitos dos quais eram católicos, tentaram se reunir no centro da cidade, mas f

Milhares de católicos na província de Ha Tinh, no Vietnã, demonstram em 17 de junho os planos de desenvolvimento econômico e uma nova lei de segurança cibernética. (Foto cortesia de Mai Nhat Chi)repórter da ucanews.com, Hanói Vietnã 19 de junho de 2018  ucanewsoram detidos, espancados e interrogados pela polícia em 17 de junho.
Testemunhas oculares disseram que a ação policial tinha o objetivo de impedir qualquer manifestação de manifestação. 
Como em outras partes do país, os manifestantes se opuseram à recém-aprovada lei de segurança cibernética  e a um projeto controverso de lei sobre o estabelecimento de três novas zonas econômicas especiais que eles temem que sejam controladas por investidores chineses. 
Nguyen Ngoc Lua, uma ativista dos direitos católicos, disse que foi espancada e arrastada para dentro de um ônibus por quatro agentes de segurança depois que ela participou da missa na Catedral de Notre Dame, na cidade. Lua estava rezando na estátua mariana da catedral quando ela foi aleatoriamente alvejada por policiais que a levaram embora.
Lua disse que ela e mais de 150 outras pessoas foram levadas para uma área de detenção. Muitos dos detidos eram de outras províncias vizinhas da cidade e a maioria era católica, disse ela. Um grande número ficou ferido.
Quando detida, Lua disse que a polícia gritou com ela e espancou muitos manifestantes, incluindo mulheres, antes de questioná-los. A polícia espancou um homem inconsciente enquanto uma jovem foi espancada tão violentamente que perdeu um dente, disse ela. 
Lua disse que a polícia os acusou de marchar para se opor ao governo.
Na demonstração, a polícia também forçou os manifestantes a deletar fotos e vídeos em seus celulares.
Yen Thi, outro manifestante da província de Lam Dong, disse que ela e seu marido foram detidos por 20 horas sem comida e bebida em uma delegacia de polícia na cidade de Ho Chi Minh, onde policiais os acusaram de se reunir ilegalmente e violar leis.
"Somos patriotas. Vamos nos manifestar contra o projeto de lei de desenvolvimento econômico e a revogação da lei de segurança cibernética até nosso último suspiro", disse Thi.
Em outras partes do país, a polícia teria cortado as linhas de energia e internet para impedir que as pessoas divulguem informações, fotos e vídeos sobre protestos.
Dezenas de milhares de católicos, incluindo padres de muitas paróquias na província de Ha Tinh, compareceram a missas especiais em 17 de junho para orar por justiça e paz no país e para os líderes do governo protegerem o país . Após a missa, eles tomaram as estradas para protestar pacificamente contra os planos especiais de desenvolvimento econômico e a lei de cibersegurança.
O secretário do Partido, Nguyen Phu Trong, disse em 17 de junho que o Vietnã precisa da lei de segurança cibernética para proteger o regime e que ele não permitiria que as pessoas "gritassem" no Estado.
Trong acusou elementos hostis de abusar do patriotismo das pessoas para encenar protestos contra o Estado. Ele alertou que o governo lidaria severamente com os opositores do regime.

Comentários

Mensagens populares