FILIPINAS Líderes filipinos da igreja se opõem a padres de embalagem de pistola


FILIPINAS
Líderes filipinos da igreja se opõem a padres de embalagem de pistola
Os bispos abandonam a idéia de que os clérigos tiram proveito da lei de 2014, permitindo-lhes portar armas após os recentes tiroteios
Os sacerdotes participam de cerimônias para iniciar o Ano do Clero e das Pessoas Consagrada em Manila, em novembro de 2018. Os bispos criticaram a ideia de armar os padres para proteção após a série de tiroteios. (Foto de Angie de Silva)

8 de junho de 2018

Líderes da Igreja nas Filipinas criticaram a proposta aos sacerdotes de armas como medida de proteção após os recentes ataques contra membros do clero.
Ligações foram feitas de vários lugares para os padres tirarem proveito de uma lei de 2014 que permite que jornalistas, padres, advogados, médicos, enfermeiros, contadores e engenheiros carreguem armas de fogo do lado de fora de suas casas.
As ligações acontecem após três incidentes de tiroteio recentes envolvendo padres.
Em 6 de junho, padre Rey Urmeneta , um padre católico de 64 anos na província de Laguna, sobreviveu a um ataque de arma por dois assaltantes.
Ele foi o terceiro padre a ser baleado nos últimos seis meses. 
Em abril, o padre Mark Ventura,  da cidade de Gattaran, no norte das Filipinas, morreu após ser baleado por um atirador solitário pouco depois de celebrar a missa dominical.
Em 4 de dezembro de 2017, o padre Marcelito Paez  também foi morto a tiros na cidade de Jaen, na província de Nueva Ecija.
A Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas, no entanto, expressou forte oposição à idéia de armar padres.
"Armar padres não é uma solução para os crimes contra eles", disse o padre Jerome Secillano, secretário executivo do Comitê de Assuntos Públicos da Conferência Episcopal.
Ele disse que não há necessidade de os padres se armarem porque, como qualquer cidadão comum, eles também têm direito à proteção do governo.
"Se [padres] antagonizam outras pessoas, matá-las é desnecessariamente excessivo e brutal", disse o padre Secillano, acrescentando que os padres nunca devem ser considerados "inimigos".
O bispo Arturo Bastes, do Sorsogon, disse que os padres recebem sua proteção de "anjos, não armas".
"Eu sou por uma sociedade sem armas. Nós, sacerdotes, não temos medo de perigos. Se o público, especialmente os pobres, estão expostos a perigos, não podemos ser menos", disse o arcebispo Ramon Arguelles, de Lipa.
O bispo de Cubao, Honesto Ongtioco, disse que a "vocação e o papel de um padre na transformação da sociedade" é diferente de outras pessoas.
"Nossa segurança é mais sobre o que fazemos, como interagimos e vivemos com as pessoas", disse o prelado.
Enquanto isso, o secretário de Justiça do país disse que pretende incluir no orçamento do ano que vem o orçamento do departamento para a compra de armas de fogo para promotores.
Menardo Guevarra disse que a medida é uma resposta ao assassinato de promotores nos últimos meses, especialmente nas províncias.
Ele fez o anúncio após a morte de um promotor durante um incidente de roubo em Quezon City em 4 de junho.
Pelo menos sete promotores foram mortos nos últimos dois anos, segundo a polícia.
Antes da lei de 2014, pessoas como padres e promotores, como qualquer outro cidadão, eram obrigados a provar que estavam "sob ameaça real" antes de receberem uma permissão especial para portar armas de fogo.
Agora, tudo o que é necessário é que eles passem por um teste psiquiátrico e de drogas e provem que não têm nenhum processo criminal pendente punível com dois ou mais anos de prisão e sem condenações anteriores. Ucanews

Comentários

Mensagens populares