FILIPINAS Polícia filipina prende suspeito no assassinato do padre


FILIPINAS
Polícia filipina prende suspeito no assassinato do padre
O avanço vem quando o padre Richmond Villaflor Nilo é enterrado na cidade de Cabanatuan


Membros de um grupo religioso acendem velas em Manila em 14 de junho para dramatizar seu pedido de justiça pela morte do padre Richmond Villaflor Nilo. (Foto de Jire Carreon)

Jose Torres Jr., Manila Filipinas 15 de junho de 2018

Autoridades filipinas anunciaram em 15 de junho que prenderam seu "principal suspeito" no assassinato do padre Richmond Villaflor Nilo , no mesmo dia em que seu corpo foi enterrado.
O suspeito, identificado como Adell Roll Milan, foi preso em San Isidro na província de Nueva Ecija no dia 14 de junho.Autoridades filipinas anunciaram em 15 de 
junho que prenderam seu "principal suspeito" 
no assassinato do padre Richmond Villaflor Nilo , 
no mesmo dia em que seu corpo foi enterrado.
O suspeito, identificado como Adell Roll Milan, 
foi preso em San Isidro na província de Nueva 
Ecija no dia 14 de junho.
Uma testemunha teria identificado Milan, supostamente ex-usuário de drogas e assassino, como tendo atirado no padre em 10 de junho.
Autoridades disseram que a polícia também identificou os veículos usados ​​pelo atirador e seus cúmplices.
Padre Nilo foi baleado e morto por pistoleiros em uma capela na cidade vizinha de Zaragosa, enquanto ele estava para celebrar a missa dominical.
Ele foi o terceiro padre e o segundo na província de Nueva Ecija, morto nos últimos seis meses .
Padre Mark Ventura foi morto a tiros após celebrar a missa na cidade de Gattaran, província de Cagayan, em abril.
Padre Marcelito Paez foi morto algumas horas depois de ajudar na libertação de um prisioneiro político na cidade de Jaen, também em Nueva Ecija, em dezembro passado.

Sacerdote assassinado descansou
O anúncio da prisão aconteceu quase na mesma hora em que o padre foi enterrado na catedral de San Nicolás de Tolentino, na cidade de Cabanatuan.
O bispo Sofronio Bancud de Cabanatuan celebrou a missa fúnebre com o arcebispo Gabriel Giordanno Caccia, núncio papal para as Filipinas, e vários padres e bispos.
Em sua homilia, o bispo Bancud lembrou aos católicos que seguissem o exemplo do padre assassinado e ajudassem os necessitados.
"É entristecedor ver como os outros escolhem não ajudar os necessitados simplesmente porque não sentem que fazem parte disso", disse o prelado.
Ele instou os membros do clero a "extraírem forças de Jesus Cristo" especialmente "se estivermos sendo alvejados".
O bispo Bancud disse que o funeral foi "um momento para todos os nossos fiéis católicos invadirem os céus com orações por sua alma, pela resolução rápida e justa do caso".
"Lamentamos porque perdemos um irmão, pastor, pai e amigo para a bala de um assassino", acrescentou.

'Sacerdócio não é para covardes'
Em uma mensagem aos seminaristas, o bispo Pablo Virgilio David, de Kalookan, disse que aqueles que querem ser padres não devem desanimar, apesar dos recentes ataques.
"O sacerdócio não é para covardes, não é para os que têm medo", disse ele, acrescentando que Jesus "nunca prometeu a você um jardim de rosas".
Ele disse que, se os assassinatos do padre causam desânimo em vez de inspiração, "então eu aconselho a esquecer o sacerdócio e deixar o seminário o mais rápido possível".
"Eles [os padres assassinados] optaram por ser 'mártires', ou seja, testemunhas, desde o início. Eles escolheram esse caminho, o caminho menos percorrido", disse o prelado.
O bispo Ruperto Santos, de Balanga, disse que a morte do padre Nilo foi um "grande desafio" para os filipinos "persistirem em seguir os passos de Jesus Cristo".
"Devemos continuar com coragem na batalha contra as forças do mal em nosso meio", disse ele.
O arcebispo Sócrates Villegas, de Lingayen-Dagupan, disse que gostaria de se encontrar com os assassinos do padre Nilo.
"Eu não vou machucá-los. Só quero perguntar a eles: Por quê? Estou procurando uma explicação", disse o ex-chefe da conferência dos bispos filipinos.

Comentários

Mensagens populares