VIETNAME Católicos vietnamitas marcam canonização de mártire


VIETNAME
Católicos vietnamitas marcam canonização de mártires
Cerca de 20.000 católicos participam da missa na província de Ha Nam honrando aqueles que morreram por sua fé

Os católicos no Vietnã expressaram gratidão e fidelidade aos seus antepassados ​​que morreram por sua fé em cerimônias que celebravam o aniversário da canonização dos mártires.
No calor escaldante, cerca de 20.000 católicos da Arquidiocese de Hanoi e nove dioceses do norte do Vietnã assistiram a uma missa especial em 19 de junho na província de Ha Nam para abrir um ano jubilar para celebrar o 30º aniversário da canonização de 117 mártires vietnamitas.
A cerimônia de abertura foi realizada no Centro de Peregrinação dos Mártires de So Kien, que inclui a Menor Basílica de 135 anos da Imaculada Conceição de Maria, localizada na província de Ha Nam.
O centro decorado com bandeiras coloridas contém restos de muitos mártires, além de cordas, correntes, pelourinhos e estoques usados ​​para torturar mártires.
O cardeal Peter Nguyen Van Nhon, de Hanói, presidiu o evento, concelebrado por 13 bispos e acompanhado por 300 sacerdotes. O palco foi decorado com uma grande imagem de mártires e flores vietnamitas.
"Hoje podemos expressar nossa grande e real alegria aos mártires vietnamitas que realmente morreram com Jesus e viveram com Ele em glória e felicidade. Consequentemente, a Igreja Católica no Vietnã produz flores e frutos em abundância", disse Dom Cosma Hoang Van Dat, bispo de Bac Ninh. em sua homilia.
O Bispo Dat disse que dentro de 50 anos a partir de quando missionários estrangeiros começaram a proclamar a Boa Nova ao país há quase 500 anos, cerca de 300.000 pessoas locais abraçaram a nova religião. Eles fizeram isso apesar da severa perseguição das autoridades.
Entre os mártires está o beato Andrew Phu Yen, um jovem catequista que morreu por sua fé na antiga cidade de Hoi An em 1644.
Enquanto o papa São João Paulo II canonizou 117 mártires em 1988, havia muito mais vietnamitas que deram testemunho e morreram por sua fé católica, disse o bispo Dat.
Ele disse que se dedicassem um dia a contar a história de cada mártir, seriam necessários 365 anos para contar as histórias de todos os mártires.
O bispo Dat disse que os mártires deram grandes contribuições à cultura da nação, construindo valores de justiça, humanidade e amor, criando a língua nacional e oferecendo educação e caridade para a sociedade.
"Hoje somos convidados a seguir os exemplos dos mártires em novas situações e novas maneiras de levar justiça e caridade a outras pessoas, e testemunhar a Deus em nosso amor e trabalho", disse o bispo Dat à congregação.
Ele também pediu que eles "cooperassem com pessoas de boa vontade, independentemente de suas crenças, posições sociais e visões políticas, para consolidar a civilização do amor e da vida em nossa nação".
Antes da cerimônia, católicos em trajes falavam orações, cantavam hinos e carregavam o crânio do padre Martyr Truong Van Thi e outros restos de mártires em uma procissão em torno do centro de peregrinação. Eles também dançaram e ofereceram flores aos mártires.
Joseph Nguyen Van Chien, um participante da província de Yen Bai, disse estar muito orgulhoso dos católicos que se sacrificaram para espalhar as Boas Novas no país.
"A cerimônia ajuda a fortalecer nossa fé e nos encoraja a viver com coragem nossa fé na sociedade sem medo", disse o pai de 40 anos.
Chien disse que esta é a primeira vez que a Igreja Católica local celebra publicamente o aniversário da canonização dos mártires por 30 anos.
Em 1988, nenhum católico do Vietnã pôde participar da cerimônia de canonização em Roma porque o governo se opôs à canonização. O estado também lançou uma campanha de propaganda hostil que incluía declarações de que os mártires haviam trabalhado com forças estrangeiras para invadir o país.
"Hoje todos sabemos a verdade da canonização dos mártires vietnamitas. Vemos o aniversário como a verdadeira cerimônia de canonização", disse ele.  ucanews

Comentários

Mensagens populares