CARDEAIS Consistório 2018: Sobriedade, comunhão e alegria, os pedidos do Papa


CARDEAIS
Consistório 2018: Sobriedade, comunhão e alegria, os pedidos do Papa
Jun 28, 2018 - 10:43
Carta enviada a D. António Marto e todos os novos cardeais destaca universalidade católica

Cidade do Vaticano, 28 jun 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma carta a todos os cardeais que vai criar hoje, num consistório público no Vaticano, pedindo-lhes sobriedade, comunhão e alegria, nas suas novas funções.
“Esta alegria do Povo de Deus, devemos guardá-la com o nosso coração de pastores, não permitindo que a mundanidade lhe tire nobreza. Não permitas que o espírito mundano a desprestigie com expressões festivas e celebrações de tipo mundano. A alegria segundo Deus é, sempre, sóbria e profunda”, escreve.
O Papa precisa que a criação cardinalícia realça o “intercâmbio de vida e de dons que o Espírito Santo, autor tanto da diversidade como da harmonia”, promove na Igreja Católica.
Francisco fala numa “proximidade” entre Roma e as várias dioceses do mundo, “com a sua história, tradição, cultura, modo de pensar e celebrar a alegria do Evangelho”.
O Papa tem defendido que o cardinalato é um serviço, rejeitando que seja visto como uma promoção.
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai ser o sétimo cardeal a receber o anel e barrete no quinto consistório público para a criação de cardeais do pontificado de Francisco, pelas 16h00 (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro.
Os 11 novos cardeais eleitores (por ordem de anúncio pontifício) são o patriarca Louis Sako, do Iraque; D. Luis Ladaria, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (Santa Sé); D. Angelo De Donatis, vigário do Papa para a Diocese de Roma; D. Giovanni Angelo Becciu, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano; D. Konrad Krajewski, esmoler pontifício; D. Joseph Coutts, arcebispo de Karachi (Paquistão); D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima; D. Pedro Barreto, arcebispo de Huancayo (Peru); D. Desiré Tsarahazana, arcebispo de Toamasina (Madagáscar); D. Giuseppe Petrocchi, arcebispo de L’Aquila (Itália); D. Thomas Aquinas Manyo, arcebispo de Osaka (Japão).
O Papa vai ainda criar três cardeais com mais de 80 anos: D. Sergio Obeso Rivera, arcebispo emérito de Xalapa (México); D. Toribio Ticona Porco, bispo emérito de Corocoro (Bolívia); padre Aquilino Bocos Merino, missionário Claretiano.
O último consistório tinha sido celebrado há um ano, no dia 28 junho de 2017.OC|Ecclesia


Comentários

Mensagens populares