JUVENTUDE JOVENS E REDES SOCIAIS


JUVENTUDE
JOVENS E REDES SOCIAIS por Armando Soares

“A Internet é um dom de Deus e também uma grande responsabilidade. A comunicação, os seus lugares, os seus instrumentos trouxeram consigo uma ampliação dos horizontes, um crescimento, para tantas pessoas. Aproveitemos as possibilidades de encontro e de solidariedade que as redes sociais oferecem”, defende o Papa.
O Papa Francisco convida os jovens a viver para lá dos «gostos» nas redes sociais. Desafia os jovens de todo o mundo a superar a obsessão dos ‘like’ nas redes sociais e a desafiarem os seus medos, com esperança no futuro. A 33ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi celebrada em 2018 a nível diocesano, no Domingo de Ramos (25 de março).
“Muitos jovens (…) fazem continuamente ‘photoshop’ das suas imagens, escondendo-se por trás de máscaras e identidades falsas, chegando quase a tornar-se, eles próprios, um ‘fake’, uma identidade falsa. Muitos têm a obsessão de receber o maior número possível de ‘gostos’. E daqui, desta sensação de desajustamento, surgem muitos medos e incertezas”, escreve, numa mensagem divulgada pelo Vaticano. “É necessário abrir espaços nas nossas cidades e comunidades para crescer, sonhar, perscrutar novos horizontes”, assinala o Papa.
A mensagem deixa aos jovens o desafio de “abrir de par em par” as portas das suas vidas, com “pessoas concretas, relações profundas”.
“Não deixeis, queridos jovens, que os fulgores da juventude se apaguem na escuridão duma sala fechada, onde a única janela para olhar o mundo seja a do computador e do smartphone”, adverte o pontífice. Que a Internet e redes sociais sejam lugar de respeito pelos outros.
As redes sociais são um dom de Deus. “Que a Internet não seja um lugar de alienação. Que seja um lugar concreto, um espaço rico em humanidade. “ Que as redes sociais não anulem a própria personalidade, mas que favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença”, refere Francisco, no vídeo divulgado no dia 5 de junho p.p. pela Rede Mundial de Oração do Papa

Comentários

Mensagens populares