4.A busca de Deus na Lectio divina

4.A busca de Deus na Lectio divina

A Lectio divina designa a reflexão orante e meditativa na presença de Deus. São Bento exigia que o monge lesse todos os livros do Antigo e do Novo Testamento, os escritos dos Padres da Igreja, e todas as obras mais importantes da literatura monástica, pois enquanto os escritos dos  Padres explicam as Escrituras, a literatura monástica  aplica a Palavra de Deus na vida diária de cada monge. Para beneficiar da Lectio divina é preciso fazê-la com “respeito, humildade e pureza de devoção”.
O objectivo principal da Lectio Divina é adquirir uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus.
Na Lectio divina o monge alimenta-se da Palavra de Deus (Dt 8, 3). Ela é uma condição para a oração. É uma condição necessária para uma celebração frutuosa da Eucaristia. Ela permite ao monge saborear a Palavra e transformá-la em alegria e felicidade no seu coração (Jr.15, 16).
A Lectio divina nutre e fortalece a fé do monge, oferecendo-lhe um sustentáculo intelectual, indispensável para a sua vida de fé, e a existência monástica é uma vida de fé.
A Lectio divina permite que o monge encontre a Deus já nesta vida, pois “a vida eterna consiste em conhecer-Vos como único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem enviastes” segundo diz São João (Jo17, 3).


Comentários

Mensagens populares