QUARESMA Grande viagem de fé

QUARESMA
Grande viagem de fé
Padre VISELE – Luanda

Quaresma é uma grande caminhada de fé.
Uma grande viagem começa sempre com o primeiro passo, exige coragem para arriscar, tempo e vontade de embarcar para retemperar as energias (Eclo 3,1-3). A quaresma é isso: tempo de retirada para dentro da nossa própria consciência, profundo mergulho no deserto da nossa paragem no nosso dia-a-dia a fim de silenciarmos o corpo, o coração e a mente para entrarmos definitivamente em sintonia com Aquele que nos move, anima, alimenta e sustenta.
Tal como a própria palavra nos revela,“Quaresma” deriva do latim quadrage-sima, isto é, 40 dias de caminhada antes da Páscoa. Neste tempo rico de simbolismos somos chamados a reforçar a nossa fé através da oração, do jejum e da penitência, a retomar os nossos compromissos baptismais, dedicando nossa vida à prática do perdão, da justiça e da caridade. Todavia, o ponto fulcral da quaresma é o arrependimento e a conversão do coração. Intensifica-se com o Domingo de Ramos e da paixao do Senhor e segue um ciclo, chamado ciclo pascal, cujo ponto mais alto é o tríduo pascal (sexta-feira santa, sábado santo e domingo da ressurreição), que se prolonga até à solenidade do Pentecostes.
Liturgicamente a cor característica é roxa e significa penitência e contrição. Contudo, na biblia o número 4 simboliza o universo material, enquanto o (zero) indica um tempo (indeterminado) da vida na terra, suas provações e dificuldades.
Suas fontes lembram-nos os 40 dias e noites do dilúvio, 400 anos de escravidão no Egipto, 40 dias de peregrinação do povo judeu pelo deserto, 40 dias que Moisés e Elias se prepararam para se encontrar com Deus no monte Horeb, 40 dias que Jonas pregou a penitência aos habitantes de Nínive, 40 dias de Jesus no deserto, lutando contra as tentações antes da sua vida pública.
Para nós cristãos, 40 indica um tempo de caminhada, de purificação e de renovação espiritual para acolher a vida nova que nasce da ressurreição de Jesus na Páscoa. A Quaresma é tempo de grande convocação para que toda a Igreja se deixe "purificar do velho fermento para ser uma massa nova”. É tempo de nos convertermos ao projecto de Deus, ouvindo e acolhendo sua Palavra sempre viva e eficaz, que nos faz reaver o baptismo pela opção fundamental de nossa fé, dedicando mais tempo à oração que fortalece as razões de nossa esperança para assumirmos os verdadeiros valores do reino.

Esta é a grande viagem espiritual que a Igreja nos propõe para que, pelo perdão e pela penitência, alcancemos a conversão do coração e a mudança das nossas vidas. (In AMBOIM, Jan.Mar, 2014)

Comentários

Mensagens populares