UGANDA Bispo anglicano excomungado por apoiar gays


Bispo  anglicano excomungado
por apoiar gays

Imagem: Huffington Post
Rodney Muhumuza para AP / Huffington Post Religião Uganda  31 março de 2014

Vestido com uma camisa roxa e de colarinho branco que destacam sua fé anglicana, o bispo Senyonjo não organiza suas orações domingo à noite apenas para os homossexuais. Mas seus sermões atraem muitos gays que estão familiarizados com seus pontos de vista simpáticos, num país onde outros pregadores cristãos levaram cruzada anti-gay de Uganda.
Para ministrar a homossexuais, Senyonjo afastou-se da Igreja Anglicana de Uganda. Foi impedido de presidir a eventos da igreja em 2006, quando ele não parava de incitar  seus líderes a aceitar gays. A paróquia que ele já liderou nem sequer reconhece a sua presença quando ele freqüenta os cultos de domingo lá.
"Eles disseram que eu deveria condenar os homossexuais", disse ele, referindo-se aos líderes anglicanos em Uganda. "Eu não posso fazer isso, porque eu fui chamado para servir a todas as pessoas, incluindo os marginalizados. Mas eles dizem que eu estou inibido até que me retrate. Ainda sou um membro da Igreja Anglicana".
Numa declaração no início deste ano, o chefe da Igreja Anglicana no Uganda, Dom Stanley Ntagali, disse que a Igreja se comprometeu a oferecer "cura e oração" para os indivíduos "que estão confusos sobre sua sexualidade ou lutando com quebrantamento sexual."
Senyonjo discorda com essa posição, argumentando que, porque "em todas as sociedades, há um pequeno número de pessoas que têm tendências homossexuais", não se pode esperar gays para mudar sua orientação sexual.
A homossexualidade foi em grande parte um assunto não dito em Uganda antes de um parlamentar, dizendo que ele queria proteger as crianças de Uganda de homossexuais ricos ocidentais, introduziu uma lei em 2009 que propôs inicialmente a pena de morte para alguns actos homossexuais. A legislação, muito popular em Uganda, mas condenada no exterior como draconiana, permite-se a prisão perpétua por actos homossexuais. Ao assinar o projecto de lei no mês passado, o presidente de Uganda, Yoweri Museveni disse que queria impedir o Ocidente de promover a homossexualidade na África.

Homossexuais de Uganda dizem que a nova lei foi incentivada por alguns evangélicos dos Estados Unidos que queriam espalhar a sua agenda anti-gay na África e Senyonjo diz que não é uma alegação sem fundamento. Um dia, em 2009, disse, ele participou de um serviço num hotel de Kampala, onde ele ouviu um evangélico americano, Scott Lively, falar fortemente contra a homossexualidade. Lively, que já disse à Associated Press que ele aconselhou terapia para gays, mas nega pedindo punição severa, uma vez que foi processado num tribunal federal nos termos do Estatuto Alien Tort que permite que não-cidadãos aibram processo em os EUA se houver uma alegada violação do direito internacional.

Comentários

Mensagens populares