2. Buscar Deus é dar-lhe o primeiro lugar

Buscar Deus é dar-lhe o primeiro lugar
Jesus Cristo amor preferencial, incondicional

O amor do monge por Deus deve ser concretamente manifestado pelo seu apego preferencial a Cristo; considerando que «nada deve antepor ao amor de Cristo» (Regra 4, 21), nem preferir «absolutamente nada a  Cristo» (72,11), o monge deve simplesmente obedecer, porque ele não tem nada mais precioso do que Cristo (5,2). O monge, na medida em que continua a lutar contra todos os males, especialmente na intimidade de si mesmo, é um soldado de Cristo, como os mártires dos primeiros séculos. Em 43, 3 há uma extensão do amor preferencial por Cristo: «Na verdade, não há nada que possa ser preferido à obra de Deus». Os três princípios seguintes caminham lado a lado.O amor de , acima de tudo, é a manifestação concreta do nosso amor a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todas as nossas forças. Amar o Ofício Divino é, acima de tudo, uma expressão do amor a Cristo, Assim como os discípulos expressaram o seu amor preferencial por Cristo, abandonando tudo para responder ao apelo de >Jesus, o monge mostra um amor preferencial por Cristo, abandonando o seu próprio trabalho quando ouve o sinal para se dedicar ao serviço de Deus. O repique do sino é a voz de Cristo que chama o monge para a oração Abandonar tudo, ao ouvir o sinal, para se pôr ao serviço de Deus: eis a resposta à chamada diária do monge a Cristo. Na vida real, podemos comedir a autenticidade da nossa busca de Deus, se realmente levarmos a sério a chamada ao Ofício Divino.

Comentários

Mensagens populares