VATICANO Será que o Papa abriu a porta a homens casados para ​​ser sacerdotes?

VATICANO
Será que o Papa abriu a porta a homens casados para ​​ser sacerdotes?
Bispo afirma que ele declarou recentemente que uma possibilidade

Imagem: AFP Photo / Gabriel Bouys
Christa Pongratz-Lippitt para o tablet  Internacional
15 abril de 2014
Um bispo que se encontrou com o papa Francisco numa audiência privada rara em 4 de abril, disse numa entrevista que os dois homens discutiram a questão da ordenação de homens casados ​​"comprovados" - viri probati - de uma forma séria e positiva.
Bispo Erwin Kräutler, bispo do Xingu na floresta tropical brasileira, falou com o Papa sobre a próxima encíclica de Francisco sobre o meio ambiente, e o tratamento dos povos indígenas, mas a escassez desesperada de padres nagrande diocese do bispo veio à conversa.
De acordo com uma entrevista do bispo, austríaco por nascimento, deu para o jornal Salzburger Nachrichtenem 5 de abril, o Papa foi aberto em encontrar soluções para o problema, dizendo que as conferências episcopais poderiam ter um papel decisivo.
"Eu disse a ele que, como bispo da maior diocese do Brasil, com 800 comunidades eclesiais e 700.000 fiéis eu só tinha 27 sacerdotes, o que significa que as nossas comunidades só podem celebrar a Eucaristia, duas ou três vezes por ano, no máximo", disse o bispo Kräutler.
"O Papa explicou que ele não podia levar tudo na mão, pessoalmente, a partir de Roma. Nós, bispos locais, mais familiarizados com as necessidades de nossos fiéis, devemos ser corajosos, e fazer sugestões concretas ", explicou.
Um bispo não deve agir sozinho, disse o Papa a Kräutler. Ele indicou que "as conferências episcopais regionais e nacionais devem procurar e encontrar um consenso sobre a reforma e devemos então trazer as nossas sugestões para a reforma, em Roma", disse Kräutler.
Perguntado se ele tinha levantado a questão da ordenação de homens casados ​​para o público, o bispo Kräutler respondeu: "A ordenação de viri probati, que é de homens casados ​​ que podem ser ordenados para o sacerdócio, surgiu quando estávamos discutindo a situação das nossas comunidades. O próprio Papa me contou sobre uma diocese no México, em que cada comunidade tinha um diácono, mas muitas nunca tiveram um sacerdote. Havia 300 diáconos presentes, que, naturalmente, não poderiam celebrar a Eucaristia. A questão era como as coisas poderiam continuar em tal situação.
"Vamos aos bispos para fazer sugestões, disse o Papa de novo."

Bispo Kräutler , então, perguntou se ele agora dependia de conferências episcopais, para saber se as reformas da Igreja andam ou não. "Sim", respondeu. "Depois da minha conversa pessoal com o Papa estou absolutamente convencido disso."

Comentários

Mensagens populares