VATICANO Papa Francisco dá bênção de Páscoa 'Urbi et Orbi': texto completo

VATICANO
Papa Francisco dá bênção de Páscoa 'Urbi et Orbi': texto completo
e reza pela paz em pontos de conflito do mundo

Imagem: AFP Photo / Filippo Monteforte
Cidade do Vaticano 21 de abril de 2014

Queridos irmãos e irmãs, uma feliz e santa Páscoa!
A Igreja em todo o mundo ecoa a mensagem do anjo às mulheres: "Não tenham medo! Eu sei que você está olhando para Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; pois ele foi levantada ... Vinde, vede o lugar onde jazia "( Mt  28:5-6).
Este é o ponto culminante do Evangelho, que é o Boa Nova por excelência: Jesus, que foi crucificado, ressuscitou! Este evento é a base da nossa fé e da nossa esperança. Se Cristo não ressuscitou, o cristianismo perderia seu próprio significado; toda a missão da Igreja perderia o seu impulso, pois este é o ponto a partir do qual se definiu pela primeira vez e continua a definir para sempre. A mensagem que os cristãos levam para o mundo é esta: Jesus, o amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Deus o Pai o ressuscitou e fez dele o Senhor da vida e da morte. Em Jesus, o amor triunfou sobre o ódio, da misericórdia sobre pecado, a bondade sobre o mal, da verdade sobre a mentira, a vida sobre a morte.
É por isso que digo a todos:  "Vem e vê"   Em cada situação humana, marcada pela fragilidade, o pecado e a morte, a Boa Nova não é uma mera questão de palavras, mas um  testemunho de amor incondicional e fiel : é encontrar os outros, é estar próximos dos esmagado por problemas da vida, é a partilha com os necessitados, é estar de pé ao lado dos doentes, dos idosos e dos marginalizados ...   "Vinde e vede!" : O amor é mais poderoso, o amor dá vida, o amor faz-nos esperar flores no deserto.
Com esta certeza de alegria em nossos corações, hoje volto para vós Senhor ressuscitado!
Ajudai-nos a procurá-lo e encontrá-lo, para perceber que temos um Pai e não somos órfãos; que podemos amar e adorar-Te.
Ajudai-nos a superar o flagelo da fome, agravada por conflitos e pelo imenso desperdício para as quais muitas vezes somos responsáveis.
Permiti-nos proteger os vulneráveis, especialmente crianças, mulheres e idosos, que são, por vezes, explorados e abandonados.
Permiti-nos cuidar de nossos irmãos e irmãs atingidos pela epidemia da ébola na Guiné Conakry, Serra Leoa e Libéria, e cuidar de pessoas que sofrem de muitas outras doenças que também estão espalhadas por negligência e extrema pobreza.

Quero levar conforto a todos aqueles que não podem celebrar esta Páscoa com seus entes queridos, porque foram injustamente arrancados de suas afeições, como muitas pessoas, sacerdotes e leigos, que, em várias partes do mundo foram sequestrados.
Confortai aqueles que deixaram suas próprias terras a migrar para lugares que oferecem esperança para um futuro melhor e a possibilidade de viver as suas vidas com dignidade e, não raro, de professar livremente a sua fé.
Pedimos-Te, Senhor Jesus, para pôr fim a todas as guerras e todos os conflitos, seja grandes ou pequenos antigos ou recentes.
Oramos de uma forma especial pela Síria, amada Síria, para que todos aqueles que sofrem os efeitos do conflito possam receber a ajuda humanitária necessária e que nenhum dos lados novamente vá usar força letal, especialmente contra a população civil, indefesa, mas em vez disso corajosamente negociar a paz há muito esperada emuito atrasada em vir!
Jesus, Senhor da glória, pedimos-Te para confortar as vítimas de actos fratricidas de violência no Iraque e para sustentar as esperanças suscitadas pela retomada das negociações entre israelitas e palestinos.
Nós imploramos por um fim pelos conflitos na República Centro Africana  e para que parem os brutais ataques terroristas em partes da Nigéria e os actos de violência no sul do Sudão.
Pedimos para que corações se voltem para a reconciliação e a concórdia fraterna na Venezuela.
Por Tua ressurreição, que este ano se celebra junto com as Igrejas que seguem o calendário juliano, pedimos-Te para iluminar e inspirar as iniciativas que promovam a paz na Ucrânia, de modo que todos os envolvidos, com o apoio da comunidade internacional, façam todos os esforço para prevenir a violência e, num espírito de unidade e de diálogo, tracem um caminho para o futuro do país. Neste dia, que eles possam ser capazes de proclamar, como irmãos e irmãs, que Cristo ressuscitou, voskres Khrystos !
Senhor, nós Te pedimos por todos os povos da terra: vós que vencestes a morte, dá-nos a  Tua vida, dai-nos a paz!

Queridos irmãos e irmãs, Feliz Páscoa!

Comentários

Mensagens populares