DEUS Busca de Deus na obediência

 Busca de Deus na obediência
Os beneditinos são cenobitas. Para Bento, os cenobitas são «a classe mais forte de monges», porque vivem «sob uma regra e um abade», «a mais forte», porque «eles vivem em mosteiros e alimentam o desejo de ter um abade como seu chefe», «a mais forte» porque «empunham as armas poderosas e luminosas de obediência». Em síntese, «a mais forte» porque, no caso de Jesus (Jo 4,34), «seu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou». A obediência é o alimento que nutre e fortalece o monge.
Bento deseja que o monge renuncie à sua própria vontade. Bento fala do trabalho da obediência, o que implica que a obediência é trabalhosa e difícil.
O monge é aquele que empreende um caminho rumo a Deus. E a vereda por onde ele passa é um caminho rumo a Deus.
A obediência só e possível quando há amor, dado que ele é uma expressão de amor. Este é um dos pontos fortes do Evangelho de João.
Em Hb 5, 9 afirma-se que Jesus, por obediência, se tornou «a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem», isto é, apenas , «para quantos lhe obedecem».
A obediência comporta a intimidade com Deus, com Jesus, porque acarreta consigo a unidade e a harmonia das vontades – a vontade de Deus e a vontade do monge (Jo 8, 29). É nisto que consiste a salvação.  

Comentários

Mensagens populares