INDONÉSIA O progresso social como as mulheres recebem prémios

INDONÉSIA
O progresso social como as mulheres recebem prémios
Esquema visa mudar o considerar as  mulheres 
como cidadãos de segunda classe '
Wilda Yanti (terceiro a partir da esquerda, de preto) 
recebe um prémio por seu trabalho ambiental (foto de Ryan Dagur)
Ryan Dagur, Jacarta  Indonésia  23 de abril de 2014

 Cinco mulheres de toda a Indonésia foram homenageadas nesta terça-feira durante os Kartini Next Generation Awards, em homenagem Raden Ayu Kartini, uma das pioneiras do século 19 para os direitos das mulheres no país.
O prémio, lançado em 2012, para comemorar as conquistas das mulheres na educação, negócios, arte, cultura, saúde e protecção ambiental, mas também para medir o progresso na integração de mulheres em cargos de liderança e impacto - áreas em que os activistas dizem que as mulheres têm tido consistentemente negado o acesso.
"Eu acredito que os problemas que enfrentamos podem ser resolvidos ... colocando as mulheres, as crianças, inteligentes da nação, ao lado de homens ... a trabalhar juntos no desenvolvimento do país", disse Linda Amalia Sari Gumelar, ministro do Promoção das mulheres e de Protecção à Criança, que patrocina os prémios, juntamente com o Ministério das Comunicações e Informática.
Wilda Yanti foi homenageada por seu trabalho na área da saúde e do meio ambiente. "Eu só quero dar um exemplo para outras mulheres. As mulheres podem ter um grande impacto sobre o meio ambiente e para a sociedade", disse ela a ucanews.com.
E acrescentou que a sua empresa utiliza recursos online para educar as pessoas em Jacarta e fora da capital sobre os perigos de resíduos galopante e sobre as estratégias para minimizar o impacto humano sobre os ambientes naturais.
Outras ganhadoras do prémio inclui Graça Melia Kristanto de Yogyakarta, que fundou uma comunidade de mães de crianças com síndrome da rubéola congénita.
Septriana Tangkary do Ministério das Comunicações e Informática disse que os prémios procuram inspirar as mulheres, bem como dar-lhes exemplos concretos de como podem exercer maiores papéis de liderança em tecnologia e comunicações.
"É tempo de as mulheres indonésias enfrentarem bravamente e ser agentes de mudança criando novas inovações no meio de uma situação em que muitas mulheres não perceberam completamente seus papéis ... e que ainda estão acorrentadas por uma cultura que faz delas cidadãos de segunda classe ", disse Tangkary.
Enquanto os prémios Kartini visam reconhecer e promover o papel das mulheres na vida nacional e na liderança, alguns vêem a maior integração das mulheres na tomada de decisão e desenvolvimento social como uma batalha difícil. Dos 560 membros da Câmara dos Representantes do país, apenas 108 são mulheres.
Yuniyanti Chuzaifah, presidente da Comissão Nacional sobre a Violência contra a Mulher, disse que havia desigualdades fundamentais na sociedade indonésia que continuam a marginalizar as mulheres.
"Pelo menos 342 [leis] discriminam as mulheres, na maneira de vestir, em oportunidades de emprego, disse Chuzaifah.
Mais significativamente, segundo ela, ainda se considera na sociedade que as mulheres não têm capacidade para ser líderes.
Mutiara Ika Pratiwi, membro do Comité Nacional de Perempuan Mahardhika, uma organização não-governamental que advoga em nome de questões de género, disse que o prémio foi um passo útil para colocar a questão da disparidade de género para um público mais amplo, mas que não havia muito mais trabalho a ser feito.
"[O prêmio Kartini] dá uma espécie de respeito às mulheres que contribuem para o desenvolvimento nacional. Eu aprecio o que o governo tem feito neste caso", disse Pratiwi. 
"No entanto, o espírito de Kartini, especialmente seus pensamentos sobre educação, não tem sido explorado adequadamente. Este deve ser o nosso trabalho de casa."


Comentários

Mensagens populares