CHINA Autoridades chinesas forçam a demolição parcial da igreja de Sanjiang


CHINA
Autoridades chinesas forçam a demolição parcial da igreja de Sanjiang

Fontes dizem que alguns funcionários da igreja também foram detidos
Demolição começa em Sanjiang Igreja em Wenzhou
ucanews.com repórter, Wenzhou  China  
28 de abril de 2014

Os trabalhadores da  igreja protestante de Sanjiang, em Wenzhou,  foram forçados a começar a demolição de uma parte do complexo na segunda-feira, depois de um impasse, que durou um mês, com as autoridades sobre a legalidade da estrutura.
O governo teria emitido ordens para a remoção de outras 14 cruzes de igrejas e em torno da área.
"As estradas que levam à Igreja Sanjiang foram bloqueadas nesta manhã. Polícias armados e oficiais da Força Tarefa Especial foram despachados para o distrito ", disse uma fonte protestante que pediu para não ser identificada.
A fonte acrescentou que as forças de segurança também fizeram várias detenções.
"Pelo menos cinco líderes da Igreja de Sanjiang, bem como Xu Kede, um pastor no próxima Igreja Tengqiao que visitou Sanjiang no fim de semana, já foram detidos", disse a fonte.
Desde a semana passada, pelo menos 3.000 fiéis fixaram residência na igreja de Sanjiang para impedir as autoridades de retirar a cruz do santuário.
Autoridades da Igreja vinha negociando com as autoridades locais, que argumentaram que parte do complexo havia sido construído ilegalmente em terra alheia.. A igreja concordou em retirar quatro andares do anexo de seis andares em 24 de abril.
No entanto, um outro requisito para remover a cruz da igreja, é que era "muito grande" e era um chamariz para defender o "símbolo de sua fé", disse a fonte.
Em retaliação, as autoridades locais começaram a detenção de pessoal da igreja e na semana passada processado um dos pastores da igreja para ocupar ilegalmente as terras de cultivo em que estavam parte das arquibancadas da igreja.
A fonte acrescentou que as autoridades também ameaçaram os empresários locais que apoiavam a igreja com o fechamento de seus escritórios se eles continuassem a apoiar a congregação.
Uma outra fonte, que também falou sob condição de anonimato, disse que o principal objectivo das autoridades parece ter sido a retirada da cruz.
"Os funcionários não disseram nada sobre o anexo, após um acordo alcançado. Seu objectivo real era para remover a cruz. "
A notícia da demolição segue um relatório na semana passada sobre o crescimento do Cristianismo na China.
Em resposta a relatos de que o cristianismo poderia tornar-se a religião maioritária no país, ex-chefe do partido de assuntos religiosos, Ye Xiaowen, disse a estatal Global Times que o pedido foi exagerado.
"É completamente sem sentido para prever como muitas pessoas podem acreditar no cristianismo na China no futuro", disse Ye Xiaowen.


Comentários

Mensagens populares