VATICANO dois papas - dois santos



Dois papas – dois santos       SÃO JOÃO XXIII e SÃO JOÃO PAULO II



SÃO JOÃO XXIII
O Beato João XXIII nasceu aos 25 de Novembro de 1881, e a família deu-lhe o nome de Angelo Giuseppe Roncalli. Pertencia à Ordem Franciscana Secular e escolheu como lema papal: Obediência e Paz.
Sendo sacerdote católico desde 1904, ele iniciou a sua vida sacerdotal em Itália, onde foi secretário particular do bispo de Bérgamo D. Giacomo Radini-Tedeschi (1905-1914), professor do Seminário de Bérgamo e estudioso da vida e obra de São Carlos Borromeu, capelão militar do Exército italiano durante a Primeira Guerra Mundial e presidente do “Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé” (1921-1925). Em 1925, sendo já arcebispo-titular, iniciou a sua longa carreira diplomática, que o levou à Bulgária como visitador apostólico (1925-1935), à Grécia e Turquia como delegado apostólico (1935-1944) e à França como núncio apostólico (1944-1953). Em todos estes países, ele destacou-se pela sua enorme capacidade conciliadora, pela sua maneira simples e sincera de dialogar, pelo seu empenho ecuménico e pela sua bondade corajosa em salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1953, foi nomeado cardeal e Patriarca de Veneza.

Foi eleito Papa no dia 28 de Outubro de 1958. Considerado inicialmente um Papa de transição, depois do longo pontificado de Pio XII, ele (Papa João XXIII) convocou, para surpresa de muitos, o Concílio Vaticano II, que visava a renovação da Igreja  e a formulação de uma nova forma de explicar pastoralmente a doutrina católica ao mundo moderno. No seu curto pontificado de cinco anos escreveu oito Encíclicas, sendo as principais a Mater et Magistra (Mãe e Mestra) e a Pacem in Terris (Paz na Terra). Faleceu no Vaticano, aos 3 dias de Junho de 1963.

Devido à sua bondade, simpatia, sorriso, jovialidade e simplicidade, João XXIII era aclamado e elogiado mundialmente como o “Papa bom” ou o “Papa da bondade”. Mas, mesmo assim, vários grupos minoritários de católicos tradicionalistas não gostaram do seu pontificado por ter convocado o Concílio Vaticano II e promovido a liberdade religiosa e o ecumenismo. Ele foi declarado Beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de Setembro de 2000. É considerado o patrono dos delegados pontifícios e a sua festa litúrgica é celebrada no dia 11 de Outubro. E foi canonizado a 27 de Abril do ano de 2014. (P. Kusseta, Gabela,in AMBOIM, Nº 59, 2014)
SÃO JOÃO PAULO II
O Beato papa  João Paulo II (em latim: Ioannes Paulus PP II, em italiano: Giovanni Paolo II, em polaco: Jan Pawel II, nome de nascimento: Karol Józef Wojtyla, nascido aos 18 de Maio de 1920. Foi o Papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica e Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até ao dia 2 de Abril de 2005, data da sua morte. Teve o terceiro maior pontificado documentado  da história; depois dos Papas São Pedro, que reinou por cerca de trinta e sete anos, e Pio IX, que reinou por trinta e um anos. Foi o único Papa eslavo e polaco até à sua morte, e o primeiro Papa não-italiano desde o neerlandês Papa Adriano VI em 1522.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polónia e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhoria das relações da Igreja Católica com judaísmo, Islão, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e a sua reforma das missas, também foi elogiado.

Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia-se expressar em Italiano, Francês, Alemão, Inglês, Espanhol, Português, Ucraniano, Russo, Servo-croata, Esperanto, Grego clássico e Latim, além do Polaco, sua língua materna. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados.

Em 2 de Abril de 2005, falecei devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de Dezembro de 2009 João Paulo II foi proclamado “Venerável” pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI. Foi proclamado Beato em 1 de Maio de 2011 pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro do Vaticano. E foi canonizado a 27 de Abril do ano de 2014. (P. Kusseta, Gabela, in O AMBOIM, nº 59, 2014

Comentários

Mensagens populares