CURIOSIDADES o castanheiro

O ouriço do castanheiro com suas castanhas.

O castanheiro é nativo da Ásia Menor e da região europeia dos Balcãs e do Cáucaso
A civilização ocidental já conhece a castanha há mais de 100 mil anos. O Homem pré-histórico servia-se dela como alimento calórico, para si mesmo e para os animais.
Os Gregos e os Romanos conservavam este fruto em ânforas cheias de mel silvestre, que o embebia com o seu sabor.
Durante a Idade Média, os monges e as freiras utilizavam as castanhas nas suas receitas em mosteiros e abadias. Naquele tempo, este fruto seco era moído e tornou-se uma das farinhas mais importantes da Europa.
O Renascimento deu novos requintes à gastronomia, criando novas receitas. Surge, por exemplo, o marron glacê, iguarias da doçaria francesa e italiana.
Em Portugal, no século XVII, ela era um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos, substituindo mesmo o pão ou as batatas.

A castanha não é o fruto do castanheiro. Esse é o ouriço. A castanha é uma semente que surge no interior do ouriço. Há várias espécies de castanha. As mais comuns são a camarinha, a judia e a longal ou enxerta.


A castanha tem menos gordura que outros frutos secos, como as nozes ou o amendoim, mas tem mais amido (um hidrato de carbono) que as batatas, por exemplo. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de potássio. Por ser vegetal, não tem colesterol.

A castanha é também usada na medicina. As folhas, a casca, as flores e o fruto têm propriedades nutritivas e energéticas, tónicas, estimulantes, anti-sépticas e revitalizantes. (in VOZ DA MISSÃO- abril 2014)

Comentários

Mensagens populares